Estampa personalizada para assento e encosto de cadeira de rodas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Santa Catarina-
Autor(es): dc.contributor.authorSantana, Fabio Evangelista-
Autor(es): dc.contributor.authorSoratto, Rafaela Bett-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Lara da Cunha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-01T15:50:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-01T15:50:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.othercadeira-projeto-estampa.jpg-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586834-
Resumo: dc.description.abstractMais de um bilhão de pessoas no mundo apresentam algum tipo de deficiência (WHO, 2011), dos quais cerca de 10,0% necessita de cadeira de rodas, tornando-a um dos produtos mais requisitados para a mobilidade. Em uma cadeira de rodas, os reparos são fundamentais para evitar que usuários deixem de se movimentar ou peçam um novo equipamento devido aos defeitos. Em geral, no Brasil há pouca oferta de serviços de manutenção de cadeira de rodas. Visando contribuir neste sentido, este projeto teve como objetivo o desenvolvimento de encosto e assento da cadeira de rodas baseado no conceito de moda inclusiva. A moda, constituída como uma atividade criativa e economicamente importante, não se contenta somente em transformar tecidos em roupas e sim, objetos inertes em objetos mágicos, podendo oferecer ao consumidor mudanças contínuas de materiais, detalhes e estilo com inúmeros significados (GODART, 2010). Moda inclusiva é uma proposta para incluir as pessoas com deficiência, geralmente não contempladas pela indústria, focando na diversidade humana (SÃO PAULO, 2012). O modelo referencial apresentado por Rozenfeld et al. (2006) foi aplicado para o desenvolvimento do produto. As fases de desenvolvimento do modelo referencial são: Projeto Informacional; Projeto Conceitual e Projeto Detalhado. No Projeto Informacional foi necessário ao projetista adquirir conhecimento sobre as diferentes habilidades e limitações dos usuários com necessidades específicas. Para isso foram entrevistadas pessoas da Associação de Pessoas com Deficiência Física de Araranguá. Na fase de Projeto Conceitual foram utilizadas técnicas de criatividade para a busca de soluções criativas. A partir de 1950, surgiram estudos sistemáticos sobre a criatividade. Segundo Machado (2012), a criatividade marca o início desse novo século, por meio de habilidades, talentos individuais e propriedade intelectual. No Projeto Detalhado foram definidos dimensões, materiais, processos de confecção, desenhos finais, lista de materiais e amostra de teste. Esta foi analisada por profissionais das áreas de moda, têxtil e mecânica, visando avaliar resistência à tração e ao rasgo, para garantir uma boa construção do bem confeccionado para o usuário final.-
Tamanho: dc.format.extent28 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypejpg-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectmoda inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectdesenvolvimento de produtos-
Palavras-chave: dc.subjectcadeira de rodas-
Palavras-chave: dc.subjectpersonalização-
Título: dc.titleEstampa personalizada para assento e encosto de cadeira de rodas-
Tipo de arquivo: dc.typeimagem-
Curso: dc.subject.courseCurso Superior em Design de Moda-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProcesso criativo-
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