Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALVES, Soraya Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-23T12:44:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-23T12:44:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | NARRATIVAS DOS DIREITOS HUMANOS PARA HUMANOS À DERIVA. UMA VERSÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586666 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação se propõe, através de uma breve revisão da história dos direitos humanos, a delimitar nesse campo discursivo margens que interessam ao Ensino de História na contemporaneidade. Em harmonia com a legislação vigente, encontramos na interculturalidade crítica suporte para propor uma possibilidade de futuro a se projetar no horizonte de expectativas dos professores de História no Brasil. Aponta características da narrativa histórica capazes de contribuir na constituição de subjetividades flexíveis, abertas à alteridade, formando assim sujeitos aptos a navegar com menos turbulências entre memória e História, menos assujeitados às invasões bárbaras de traumas histórico-sociais compartilhados, competentes na construção de um mundo mais democrático. Busca identificar em uma amostra dos planos de aula elaborados por professores como requisito parcial no exame de seleção para ingresso no Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional, quais caminhos têm sido tomados por esses profissionais em sua prática, como operam os saberes que ensinam sobre ditadura militar e direitos humanos, como usam os recursos que dispõem, verificando se há alguma convergência entre os objetivos perseguidos por esses profissionais nas aulas que planejam, e o projeto de sujeito de direitos humanos proposto nesse trabalho. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9.679 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de História; direitos humanos; ditadura militar; narrativa histórica; ProfHistória. | pt_BR |
Título: dc.title | Narrativas dos direitos humanos para humanos à deriva. Uma versão de professores de História. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SORAYA FERNANDES ALVES-PROFHISTÓRIAUFRJ.pdf | 9,68 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586666/2/SORAYA FERNANDES ALVES-PROFHISTÓRIAUFRJ.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons