“Só com a ajuda do santo”. O enredo como aliado para uma proposta de ensino intercultural de História.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMOREIRA, João Gonzales-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-21T21:15:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-21T21:15:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.other“Só com a ajuda do santo”. O enredo como aliado para uma proposta de ensino intercultural de História- textopt_BR
identificador: dc.identifier.other“Só com a ajuda do santo”. O enredo como aliado para uma proposta de ensino intercultural de História- produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586656-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho propõe a ampliação da discussão e aplicação do conceito de interculturalidade no ensino de História, a partir do uso de desfiles e narrativas de escolas de samba do Rio de Janeiro, especificamente, o enredo assinado pelo carnavalesco Leandro Vieira no carnaval do ano de 2017, de nome “Só com a ajuda do santo”. O objetivo principal é pensar o desfile carnavalesco como um aliado do ensino de história no combate às desigualdades e na valorização das diferenças. Os objetivos das escolas de samba ao apresentarem seus enredos e desfiles, certamente, são outros muito diferentes destes. Contudo aqui é apresentada uma proposta metodológica de ensino de História que se apoia parcialmente e de forma crítica no modo como foi organizado e exposto o enredo acima citado. A metodologia aplicada foi a análise de conteúdo (Bardin, 1996) sobre o que está contido acerca deste enredo no livro “Abre Alas” da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba), corpus documental do trabalho. Tal enredo, ao revelar uma faceta fluida para a religiosidade do brasileiro devido a encontros culturais variados ao longo da nossa história, permite identificar práticas interculturais onde as diferenças contribuíram para a formação desta identidade. O produto se compõe de um material de apoio para a aula anteriormente citada, um material de apoio ao professor que quiser fazer uso deste planejamento e uma explanação acerca do método analítico aplicado no documento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.868 KB/ 4.563 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória, Ensino de História, saberes históricos, interculturalidade, escolas de samba, carnavalesco, abre alas.pt_BR
Título: dc.title“Só com a ajuda do santo”. O enredo como aliado para uma proposta de ensino intercultural de História.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas

Avaliação

1 2 3 4 5

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.