REFERÊNCIA E FERRAMENTA: USOS DO LIVRO DIDÁTICO PELO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMERISSI, LAÍS CELIS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-22T14:13:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-22T14:13:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-09-
identificador: dc.identifier.otherUFPR_Laís Celis Merissi_dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586645-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é a investigação sobre os usos do livro didático de Sociologia nas escolas públicas por professoras e professores de diferentes estados do Brasil, matriculados no Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO). Testamos hipóteses que relacionam as formas de manuseio do livro às diferentes condições de trabalho, formação e acessibilidade de recursos. O principal método empregado foi a aplicação de um questionário virtual com trinta e oito (38) perguntas, respondido por setenta (70) docentes mestrandos do PROFSOCIO, provenientes de um universo total de duzentos e sessenta e quatro (264), licenciados e atuantes no ensino da Sociologia em escolas públicas de cinquenta (50) municípios do Brasil. A diversidade territorial do Programa possibilitou o alcance de dados que se referem a professores em busca de qualificação e que vivem realidades distintas. O tratamento dos dados segue indicando que o livro didático é a principal referência bibliográfica do docente, além de recurso que auxilia no planejamento de suas aulas. Os resultados deste trabalho permitem compreender melhor a importância do livro didático de Sociologia e sugerem a necessidade de produção e distribuição de materiais de apoio para professores, além da manutenção e incremento do Plano Nacional do Livro Didático.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1984 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLivro Didático.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologia.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática Docente.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMestrado Profissional.pt_BR
Título: dc.titleREFERÊNCIA E FERRAMENTA: USOS DO LIVRO DIDÁTICO PELO PROFESSOR DE SOCIOLOGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Setor de Ciências Humanas, da Universidade Federal do Paranápt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProfSociopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons