Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MERISSI, LAÍS CELIS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-22T14:13:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-22T14:13:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPR_Laís Celis Merissi_dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586645 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é a investigação sobre os usos do livro didático de Sociologia nas escolas públicas por professoras e professores de diferentes estados do Brasil, matriculados no Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO). Testamos hipóteses que relacionam as formas de manuseio do livro às diferentes condições de trabalho, formação e acessibilidade de recursos. O principal método empregado foi a aplicação de um questionário virtual com trinta e oito (38) perguntas, respondido por setenta (70) docentes mestrandos do PROFSOCIO, provenientes de um universo total de duzentos e sessenta e quatro (264), licenciados e atuantes no ensino da Sociologia em escolas públicas de cinquenta (50) municípios do Brasil. A diversidade territorial do Programa possibilitou o alcance de dados que se referem a professores em busca de qualificação e que vivem realidades distintas. O tratamento dos dados segue indicando que o livro didático é a principal referência bibliográfica do docente, além de recurso que auxilia no planejamento de suas aulas. Os resultados deste trabalho permitem compreender melhor a importância do livro didático de Sociologia e sugerem a necessidade de produção e distribuição de materiais de apoio para professores, além da manutenção e incremento do Plano Nacional do Livro Didático. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1984 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática Docente. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mestrado Profissional. | pt_BR |
Título: dc.title | REFERÊNCIA E FERRAMENTA: USOS DO LIVRO DIDÁTICO PELO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Curso de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Setor de Ciências Humanas, da Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ProfSocio | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons