Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)- Câmpus Sertãozinho | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cordeiro, Maria Beatriz Gameiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Marisa Aparecida da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-22T14:10:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-22T14:10:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | GUIA-EDUCACIONAL-EDUCACAO-INTERGERACIONAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586644 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional , configurado como um Guia Didático, foi elaborado como requisito para a conclusão do curso de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus Sertãozinho, e tem como objetivo propor atividades relativas à Educação Intergeracional a fim de fomentar experiências para serem trabalhadas, inicialmente, no Ensino Médio e no Fundamental, com as devidas adaptações. O conjunto de ações propostas visa, principalmente, atuar como instrumento de reflexão e sensibilização à questão do idoso, aprofundar os conhecimentos sobre o processo do envelhecimento, promover a integração curricular e colaborar para uma formação mais humanizadora, atendendo à Lei 10.741 de 01 de outubro de 2003. Neste guia, a proposta de integração curricular refere-se às disciplinas de Sociologia, Geografia, Redação e Metodologia Científica 2 no Ensino Médio Integrado, portanto, se forem replicadas em outros contextos educacionais ou níveis e modalidades de ensino, serão necessárias adaptações na integração entre as disciplinas e ações. O guia está dividido em três seções: a primeira, introdução, apresenta reflexões iniciais sobre o envelhecimento: a segunda expõe o passo a passo para aplicação do produto educacional e traz sugestões de atividades e planos de aula para serem aplicados, por fim, a terceira aborda uma breve reflexão teórica sobre a Educação Intergeracional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,00 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Intergeracional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfEPT | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Humanizadora | pt_BR |
Título: dc.title | Roteiro de atividades em educação intergeracional na perspectiva interdisciplinar no ensino médio integrado | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino Técnico Integrado ao Médio ou Ensino Médio regular, podendo ser adaptado até para os anos finais do EF. | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Geografia, Sociologia e Redação e Metodologia científica ou Língua Portuguesa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
GUIA-EDUCACIONAL-EDUCACAO-INTERGERACIONAL.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586644/2/GUIA-EDUCACIONAL-EDUCACAO-INTERGERACIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons