Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | COLÉGIO PEDRO II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, RACHEL DE OLIVEIRA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Neves, Rogério | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-20T20:40:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-20T20:40:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | LABORATÓRIO DE LETRAMENTO FINANCEIRO: UMA PROPOSTA DE ENSINO HÍBRIDO PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586636 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As relações econômicas da sociedade estão diretamente relacionadas ao modo de utilização do dinheiro pelos cidadãos e são estabelecidas através de valores culturais e financeiros, convenções sociais e a aprendizagem formal ou informal. Este trabalho pressupõe que o Letramento Financeiro pode contribuir para a construção da cidadania dos jovens ao estimular as competências necessárias para a proteção, o planejamento das finanças e a tomada de decisões econômicas. No intuito de promover esta formação, a dissertação propõe como produto educacional um Laboratório de Letramento Financeiro, alinhado aos Temas Contemporâneos Transversais (TCT), contendo recursos educacionais gratuitos, tais como games, simuladores, aplicativos, materiais impressos, sites e vídeos. A base teóricometodológica envolveu autores clássicos e contemporâneos dedicados aos temas Nativos Digitais (PRENSKY), Letramento (ROJO, SOARES) Financeiro, Interdisciplinaridade (MORIN, FAZENDA, JAPIASSÚ), Ensino Híbrido (MORAN, HORN; STAKER) e Educação Profissional (RAMOS, CIAVATTA, FRIGOTTO). Em relação à metodologia, foi adotada a DBR (Design-Based Research) (WANG; HANNAFIN) tendo como instrumentos de coleta de dados: diário de campo, os fóruns do Minicurso de Letramento Financeiro e questionário semiaberto. Os sujeitos da pesquisa foram professores de Educação Básica de todo o território nacional, participantes do minicurso online de Letramento Financeiro. A relevância deste trabalho reside na aplicação de novas metodologias, no uso de tecnologias de informação e comunicação na educação formal, na abordagem de um tema contemporâneo transversal e na perspectiva de mudança social. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que o Laboratório de Letramento Financeiro pode colaborar de forma eficaz para uma maior conscientização e autonomia financeiras dos estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | NÃO SE APLICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Nativos Digitais; Letramento Financeiro; Interdisciplinaridade; Ensino Híbrido; Educação Profissional Integral e Integrada. | pt_BR |
Título: dc.title | LABORATÓRIO DE LETRAMENTO FINANCEIRO: UMA PROPOSTA DE ENSINO HÍBRIDO PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | laboratório | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Laboratórios |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Final PROFEPT_20-02 (Atual_PDF1).pdf | Laboratório de Letramento financeiro Dissertação e produto final | 7,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586636/1/Dissertação Final PROFEPT_20-02 (Atual_PDF1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: