LABORATÓRIO DE LETRAMENTO FINANCEIRO: UMA PROPOSTA DE ENSINO HÍBRIDO PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA

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Autor(es): dc.contributorCOLÉGIO PEDRO IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARVALHO, RACHEL DE OLIVEIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorNeves, Rogério-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-20T20:40:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-20T20:40:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-20-
identificador: dc.identifier.otherLABORATÓRIO DE LETRAMENTO FINANCEIRO: UMA PROPOSTA DE ENSINO HÍBRIDO PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586636-
Resumo: dc.description.abstractAs relações econômicas da sociedade estão diretamente relacionadas ao modo de utilização do dinheiro pelos cidadãos e são estabelecidas através de valores culturais e financeiros, convenções sociais e a aprendizagem formal ou informal. Este trabalho pressupõe que o Letramento Financeiro pode contribuir para a construção da cidadania dos jovens ao estimular as competências necessárias para a proteção, o planejamento das finanças e a tomada de decisões econômicas. No intuito de promover esta formação, a dissertação propõe como produto educacional um Laboratório de Letramento Financeiro, alinhado aos Temas Contemporâneos Transversais (TCT), contendo recursos educacionais gratuitos, tais como games, simuladores, aplicativos, materiais impressos, sites e vídeos. A base teóricometodológica envolveu autores clássicos e contemporâneos dedicados aos temas Nativos Digitais (PRENSKY), Letramento (ROJO, SOARES) Financeiro, Interdisciplinaridade (MORIN, FAZENDA, JAPIASSÚ), Ensino Híbrido (MORAN, HORN; STAKER) e Educação Profissional (RAMOS, CIAVATTA, FRIGOTTO). Em relação à metodologia, foi adotada a DBR (Design-Based Research) (WANG; HANNAFIN) tendo como instrumentos de coleta de dados: diário de campo, os fóruns do Minicurso de Letramento Financeiro e questionário semiaberto. Os sujeitos da pesquisa foram professores de Educação Básica de todo o território nacional, participantes do minicurso online de Letramento Financeiro. A relevância deste trabalho reside na aplicação de novas metodologias, no uso de tecnologias de informação e comunicação na educação formal, na abordagem de um tema contemporâneo transversal e na perspectiva de mudança social. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que o Laboratório de Letramento Financeiro pode colaborar de forma eficaz para uma maior conscientização e autonomia financeiras dos estudantes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extentNÃO SE APLICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNativos Digitais; Letramento Financeiro; Interdisciplinaridade; Ensino Híbrido; Educação Profissional Integral e Integrada.pt_BR
Título: dc.titleLABORATÓRIO DE LETRAMENTO FINANCEIRO: UMA PROPOSTA DE ENSINO HÍBRIDO PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelaboratóriopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
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