SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O ESTUDO DE CORROSÃO ELETROQUÍMICA PROPOSTA PARA O ENSINO TÉCNICO EM QUÍMICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFreire de França, Shirley-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva de Freitas, Katia Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-19T16:46:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-19T16:46:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-
identificador: dc.identifier.otherSequência Didática sobre o Estudo de Corrosão Eletroquímica Proposta para o Ensino Técnico em Químicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586562-
Resumo: dc.description.abstractO estudo da corrosão para estudantes do ensino técnico em Química apresenta uma série de dificuldades, tais quais: conteúdos inerentes, pouca idade dos alunos envolvidos e tecnicidade da unidade curricular. Com o objetivo de estreitar essa relação e promover um estudo de forma interativa, dinâmica e efetiva por parte dos estudantes, propõe-se uma sequência didática composta por momentos de discussão, interação, trabalho de campo e experimentação utilizando as nanopartículas de prata na inibição de corrosão. Sendo um instrumento de caráter mediativo, organizado e articulado, a sequência didática proposta visa ajudar na disseminação de um processo construtivo de ensino e aprendizagem bem como mediar a aprendizagem de forma ativa, uma vez que o planejamento articulado minimiza barreiras no processo e instiga o aluno a ser o protagonista nesse processo, buscando a análise, o senso crítico e analítico. A sequência didática proposta tem quatro momentos: avaliação diagnóstica, apresentação de imagens e situação problema (momento 1), abordagem conceitual da unidade curricular sobre corrosão com aplicação de questionários, situação de aprendizagem e exercício (momento 2), trabalho de campo (momento 3) e no momento 4, são propostas atividades práticas experimentais utilizando nanopartículas de prata como inibidoras de corrosão. A experimentação, o debate e o trabalho de campo são características relevantes na sequência didática proposta. Essa sequência didática não foi aplicada com os alunos devido a pandemia que acarretou a suspensão das aulas presenciais nas escolas. A sequência didática proposta foi avaliada por dez professores de Química que responderam a um questionário com o intuito de validar a sequência didática. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios e os avaliadores evidenciaram que a sequência proposta apresenta situação de aprendizagem, incentivo à reflexão dos alunos por busca de soluções, problematização, experimentação, debates e protagonização dos alunos na construção do conhecimento através de metodologias educacionais. O produto educacional desenvolvido é uma proposta de sequência didática que tem o objetivo de orientar e facilitar as práticas educacionais sobre o ensino da corrosão no curso técnico em Química.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.498 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCorrosão eletroquímicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurso técnico em químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperimentaçãopt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O ESTUDO DE CORROSÃO ELETROQUÍMICA PROPOSTA PARA O ENSINO TÉCNICO EM QUÍMICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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