Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Freire de França, Shirley | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva de Freitas, Katia Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-19T16:46:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-19T16:46:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência Didática sobre o Estudo de Corrosão Eletroquímica Proposta para o Ensino Técnico em Química | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586562 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O estudo da corrosão para estudantes do ensino técnico em Química apresenta uma série de dificuldades, tais quais: conteúdos inerentes, pouca idade dos alunos envolvidos e tecnicidade da unidade curricular. Com o objetivo de estreitar essa relação e promover um estudo de forma interativa, dinâmica e efetiva por parte dos estudantes, propõe-se uma sequência didática composta por momentos de discussão, interação, trabalho de campo e experimentação utilizando as nanopartículas de prata na inibição de corrosão. Sendo um instrumento de caráter mediativo, organizado e articulado, a sequência didática proposta visa ajudar na disseminação de um processo construtivo de ensino e aprendizagem bem como mediar a aprendizagem de forma ativa, uma vez que o planejamento articulado minimiza barreiras no processo e instiga o aluno a ser o protagonista nesse processo, buscando a análise, o senso crítico e analítico. A sequência didática proposta tem quatro momentos: avaliação diagnóstica, apresentação de imagens e situação problema (momento 1), abordagem conceitual da unidade curricular sobre corrosão com aplicação de questionários, situação de aprendizagem e exercício (momento 2), trabalho de campo (momento 3) e no momento 4, são propostas atividades práticas experimentais utilizando nanopartículas de prata como inibidoras de corrosão. A experimentação, o debate e o trabalho de campo são características relevantes na sequência didática proposta. Essa sequência didática não foi aplicada com os alunos devido a pandemia que acarretou a suspensão das aulas presenciais nas escolas. A sequência didática proposta foi avaliada por dez professores de Química que responderam a um questionário com o intuito de validar a sequência didática. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios e os avaliadores evidenciaram que a sequência proposta apresenta situação de aprendizagem, incentivo à reflexão dos alunos por busca de soluções, problematização, experimentação, debates e protagonização dos alunos na construção do conhecimento através de metodologias educacionais. O produto educacional desenvolvido é uma proposta de sequência didática que tem o objetivo de orientar e facilitar as práticas educacionais sobre o ensino da corrosão no curso técnico em Química. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.498 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Corrosão eletroquímica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Curso técnico em química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O ESTUDO DE CORROSÃO ELETROQUÍMICA PROPOSTA PARA O ENSINO TÉCNICO EM QUÍMICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons