Transtornos Funcionais Específicos do Neurodesenvolvimento no Contexto da EPT (Educação Profissional e Tecnológica)

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Autor(es): dc.contributorIFSP - Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Sertãozinhopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Érika de Cássia Lopes-
Autor(es): dc.contributor.authorPantoni, Rodrigo Palucci-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-19T12:06:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-19T12:06:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-17-
identificador: dc.identifier.otherFormação Docente: Transtornos Funcionais Específicos do Neurodesenvolvimento no Contexto da EPTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586554-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional é fruto de uma pesquisa que objetivou apresentar uma proposta de formação inicial e/ou continuada para agentes escolares que trate de dificuldades e Transtornos Específicos de Aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. A pesquisa justificou-se pela ineficácia em identificar sinais que geralmente indicam defasagem escolar ou ainda prejuízos nas áreas cognitivas, motoras, emocionais, sociais e de funcionamento executivo, além de diferenciar o que é dificuldade e Transtorno Específico de Aprendizagem, público este que não se caracteriza como alvo da Educação Especial. Ao mesmo tempo, pretendeu-se entender os problemas existentes com a temática no contexto da EPT como: o perfil dos docentes, da equipe pedagógica, dos alunos, entre outros e de reconhecer qual a função da psicopedagogia no diagnóstico clínico de transtornos e dificuldades de aprendizagem, através de um Diagnóstico Institucional, importante e fundamental para subsidiar todas as nuances que interferem direta ou indiretamente nesse processo. Para coleta de dados, foram utilizados questionários com a equipe escolar, aplicação de roteiro de “Diagnóstico Institucional” com gestor da instituição. Os dados foram compilados por meio da técnica de análise de conteúdo, e seus resultados serviram como referência para elaborar essa “Formação Docente”. Os resultados mostram que os professores carecem de formações continuadas com esta temática e que quando esses momentos formativos são oferecidos pela própria instituição, estes ganham novos sentidos e significados, pois podem influenciar na prática reflexiva e no aprimoramento da docência. Portanto esse Produto, elucida e sugere um caminho a ser seguido, para o trabalho de capacitação com professores e agentes escolares, favorecendo o processo inclusivo de alunos com Transtornos Específicos de Aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent41mgpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEPTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDificuldade de Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstornos Específicos de Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Docentept_BR
Título: dc.titleTranstornos Funcionais Específicos do Neurodesenvolvimento no Contexto da EPT (Educação Profissional e Tecnológica)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional do Mestradopt_BR
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