Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ivan Tangerino, Lauro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira da Fonseca, Rogério | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-19T00:13:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-19T00:13:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-12-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Atividade_PBL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586548 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Apresentamos neste trabalho os principais aspectos de uma metodologia de ensino ativa, a saber, a Aprendizagem Baseada em Problemas; faremos reflexões acerca de suas vantagens, desvantagens e suas potencialidades. Assumimos como pressuposto que o ensino de Matemática em um curso técnico de nível médio precisa estar substancialmente articulado aos conhecimentos técnicos, científicos, sociais e profissionais. Não é suficiente apenas enfatizar as abstrações e formalizações de conceitos matemáticos, é imprescindível associá-los a aplicações práticas e também às realidades profissionais dos estudantes, a fim de desenvolver, por meio de problemas reais ou realísticos, habilidades e competências elementares à sua formação. Buscando favorecer a articulação entre o conhecimento matemático e as competências profissionais do profissional apresenta-se aqui a proposição de alguns problemas de acordo com os preceitos da Aprendizagem Baseada em Problemas, assim como as respectivas orientações didáticas para auxiliar professores em sua utilização na sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 322KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Baseada em Problemas | pt_BR |
Título: dc.title | Proposta didática: Reflexões acerca do uso da aprendizagem baseada em problemas no ensino de Matemática em um curso técnico integrado ao Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Atividade_PBL.pdf | 322,33 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586548/2/Atividade_PBL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons