Proposta didática: Reflexões acerca do uso da aprendizagem baseada em problemas no ensino de Matemática em um curso técnico integrado ao Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorIvan Tangerino, Lauro-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira da Fonseca, Rogério-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-19T00:13:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-19T00:13:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-12-18-
identificador: dc.identifier.otherAtividade_PBLpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586548-
Resumo: dc.description.abstractApresentamos neste trabalho os principais aspectos de uma metodologia de ensino ativa, a saber, a Aprendizagem Baseada em Problemas; faremos reflexões acerca de suas vantagens, desvantagens e suas potencialidades. Assumimos como pressuposto que o ensino de Matemática em um curso técnico de nível médio precisa estar substancialmente articulado aos conhecimentos técnicos, científicos, sociais e profissionais. Não é suficiente apenas enfatizar as abstrações e formalizações de conceitos matemáticos, é imprescindível associá-los a aplicações práticas e também às realidades profissionais dos estudantes, a fim de desenvolver, por meio de problemas reais ou realísticos, habilidades e competências elementares à sua formação. Buscando favorecer a articulação entre o conhecimento matemático e as competências profissionais do profissional apresenta-se aqui a proposição de alguns problemas de acordo com os preceitos da Aprendizagem Baseada em Problemas, assim como as respectivas orientações didáticas para auxiliar professores em sua utilização na sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent322KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
Título: dc.titleProposta didática: Reflexões acerca do uso da aprendizagem baseada em problemas no ensino de Matemática em um curso técnico integrado ao Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Portal


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons