GAMES NO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades para utilização dos jogos digitais de temática histórica na educação básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPenna de Oliveira, Paulo Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-18T12:22:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-18T12:22:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherGAMES NO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades para utilização dos jogos digitais de temática histórica na educação básicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586541-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação tem por objetivo refletir sobre a inserção dos games ou jogos digitais nas práticas pedagógicas pertinentes ao ensino de história para os anos finais do Ensino Fundamental. Entendendo tratar-se de uma temática que, apesar das numerosas produções a respeito, ainda constitui-se enquanto campo de pesquisa bastante recente, buscamos de início, realizar um estudo do estado do conhecimento sobre o uso de games no ensino de História. A partir disso, também realizamos uma discussão teórica a respeito dos jogos digitais, abordando aspectos como sua conceituação, tipologia, classificação e história. Também realizamos uma discussão acerca do conceito de virtualização e sua relação com a cibercultura, além de levar em consideração suas possibilidades educativas no âmbito da história escolar. As reflexões teórico-metodológicas subsidiaram a produção de um aplicativo chamado "História com games" cujo objetivo é apontar a docentes, possibilidades de uso do recurso nas aulas de História, além de também indicar produções acadêmicas e literárias para pesquisadores que tenham interesse na relação entre os jogos digitais e a prática docente.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,9Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGamespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogos digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
Título: dc.titleGAMES NO ENSINO DE HISTÓRIA: possibilidades para utilização dos jogos digitais de temática histórica na educação básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
PAULO HENRIQUE PENNA DE OLIVEIRA - PROFHISTÓRIA UFPE.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 20201,95 MBAdobe PDF/bitstream/capes/586541/1/PAULO HENRIQUE PENNA DE OLIVEIRA - PROFHISTÓRIA UFPE.pdfDownload