O Ensino de Probabilidade Baseado Em Uma Sequência Didática Para o Exercício Da Literacia Probabilística

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues de Castilho, Cristimara-
Autor(es): dc.contributor.authorKuo Rodrigues, Chang-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-18T02:36:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-18T02:36:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional Cristimara Rodrigues de Castilhopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586522-
Resumo: dc.description.abstractOlá professor (a), este produto educacional é fruto de uma pesquisa de mestrado que buscou identificar aspectos que contribuíram para o ensino de Probabilidade voltado para o exercício da literacia probabilística. Este produto educacional gira em torno de duas sequências didáticas e usa a Engenharia Didática como dispositivo metodológico. Ambas trabalham a Probabilidade com o objetivo de levar ao exercício da literacia probabilística para a tomada de decisão, mas com inspirações diferentes. A primeira sequência didática foi criada inspirada em sete alunos que compunham uma turma de segundo ano regular do Ensino Médio. Esta sequência foi aplicada e discutida na dissertação que originou este produto, a qual chamará de: “O ensino de probabilidade para o exercício da literacia probabilística e as provas de seleção”. No ano de 2020, o mundo parou por conta de uma Pandemia. No Brasil, particularmente em Juiz de Fora, Minas Gerais, desde 17 de março as escolas foram fechadas, empresas passaram a trabalhar com o esquema de home office, a mídia bombardeou os brasileiros com notícias sobre o novo coronavírus, que sempre eram atualizadas, números e mais números foram apresentados, tudo na intenção de conscientizar e informar a população sobre o que se passava no país e no mundo. A ciência nunca fora tão solicitada nos últimos meses. Dentro desse contexto, criamos uma segunda sequência didática, com os mesmos objetivos que a primeira, baseada nas análises e discussões feitas sobre ela. Nesta sequência, intitulada “O ensino de probabilidade para o exercício da literacia probabilística e o COVID-19”, a linguagem do acaso será frequentemente evocada, as diferentes abordagens para o cálculo ou a estimativa de probabilidade serão necessárias para dar conta de algumas situações e, além disso, contemplará o contexto de cada aluno, os seus sentimentos pessoais com relação aos riscos e incertezas relacionadas à doença ou suas crenças e posturas frente às indicações da Organização Mundial de Saúde (OMS).pt_BR
Tamanho: dc.format.extent31000 bytespt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática. Educação Estatística. Engenharia Didática. Literacia Probabilística. Sequência Didática. Covid-19.pt_BR
Título: dc.titleO Ensino de Probabilidade Baseado Em Uma Sequência Didática Para o Exercício Da Literacia Probabilísticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons