Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Juiz de Fora | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues de Castilho, Cristimara | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Kuo Rodrigues, Chang | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-18T02:36:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-18T02:36:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional Cristimara Rodrigues de Castilho | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586522 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Olá professor (a), este produto educacional é fruto de uma pesquisa de mestrado que buscou identificar aspectos que contribuíram para o ensino de Probabilidade voltado para o exercício da literacia probabilística. Este produto educacional gira em torno de duas sequências didáticas e usa a Engenharia Didática como dispositivo metodológico. Ambas trabalham a Probabilidade com o objetivo de levar ao exercício da literacia probabilística para a tomada de decisão, mas com inspirações diferentes. A primeira sequência didática foi criada inspirada em sete alunos que compunham uma turma de segundo ano regular do Ensino Médio. Esta sequência foi aplicada e discutida na dissertação que originou este produto, a qual chamará de: “O ensino de probabilidade para o exercício da literacia probabilística e as provas de seleção”. No ano de 2020, o mundo parou por conta de uma Pandemia. No Brasil, particularmente em Juiz de Fora, Minas Gerais, desde 17 de março as escolas foram fechadas, empresas passaram a trabalhar com o esquema de home office, a mídia bombardeou os brasileiros com notícias sobre o novo coronavírus, que sempre eram atualizadas, números e mais números foram apresentados, tudo na intenção de conscientizar e informar a população sobre o que se passava no país e no mundo. A ciência nunca fora tão solicitada nos últimos meses. Dentro desse contexto, criamos uma segunda sequência didática, com os mesmos objetivos que a primeira, baseada nas análises e discussões feitas sobre ela. Nesta sequência, intitulada “O ensino de probabilidade para o exercício da literacia probabilística e o COVID-19”, a linguagem do acaso será frequentemente evocada, as diferentes abordagens para o cálculo ou a estimativa de probabilidade serão necessárias para dar conta de algumas situações e, além disso, contemplará o contexto de cada aluno, os seus sentimentos pessoais com relação aos riscos e incertezas relacionadas à doença ou suas crenças e posturas frente às indicações da Organização Mundial de Saúde (OMS). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 31000 bytes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática. Educação Estatística. Engenharia Didática. Literacia Probabilística. Sequência Didática. Covid-19. | pt_BR |
Título: dc.title | O Ensino de Probabilidade Baseado Em Uma Sequência Didática Para o Exercício Da Literacia Probabilística | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional com licença Cristimara.pdf | 879,63 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586522/2/Produto educacional com licença Cristimara.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons