Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Araujo, Sheila de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Abreu, Rozana Gomes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-17T14:02:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-17T14:02:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Reflexões sobre o conhecimento químico escolar - uma proposta para o ensino de Soluções Químicas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586512 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material possui a intencionalidade de refletir sobre as questões de conhecimento escolar, currículo, e o conteúdo de Soluções Químicas, bem como de apresentar duas propostas de atividades não sequenciais que podem ser aplicadas por sua livre escolha em quaisquer espaços formativos de ensino (ensino médio, ensino técnico, preparatório, universitário entre outros), respeitando sempre a complexidade de conhecimento que cada espaço possui. Esperamos que a discussão sobre a importância dos conhecimentos químicos que são apresentados nos currículos escolares, em especial o de Soluções Químicas, entendido como de difícil compreensão nos espaços formativos de ensino, possa despertar novas possibilidades de desenvolver não só este conteúdo, mas também outras temáticas e conhecimentos. O material se refere ao produto educacional da dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química (PEQui-UFRJ). | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 756 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimento escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Soluções Químicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Título: dc.title | Reflexões sobre o conhecimento químico escolar: uma proposta para o ensino de Soluções Químicas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química (PEQui) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons