CADERNOS DE SOCIOLOGIA DO SÃO PAULO FAZ ESCOLA - UMA ANÁLISE CRÍTICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBoaretto, Leandro da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSocio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-17T13:51:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-17T13:51:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-19-
identificador: dc.identifier.otherUNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, CAMPUS DE MARÍLIA, LEANDRO DA SILVA BOARETTO, 2020.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586511-
Resumo: dc.description.abstractDesde que retornou como disciplina obrigatória na grade curricular das escolas de nível médio do país, com a Resolução nº 4, de 16 de agosto de 2006 e com a Lei nº 11.684/2008, a disciplina de Sociologia reencontrou desafios que a acompanharam ao longo de toda a sua história. No estado de São Paulo, desde a LDB 9.394, de dezembro de 1996, impõe-se à Sociologia um contexto de recorrentes reformas educacionais para viabilização de políticas neoliberais, ao mesmo tempo que impõe-se às escolas um currículo comum obrigatório ao qual integra os Cadernos de Sociologia São Paulo Faz Escola, cuja produção se deu de modo aligeirado, sem se apropriar das contradições desse processo. Nesse sentido, a partir do materialismo histórico dialético, da teoria histórico-cultural e suas implicações pedagógicas, busca-se discutir o objetivo proposto por esse material à formação dos jovens nas escolas públicas do estado de São Paulo. Assim, a pesquisa teve como objetivo analisar em que medida o princípio da desnaturalização das concepções e explicações dos fenômenos sociais das Orientações Curriculares Nacionais (OCN), está presente no volume I do Caderno de Sociologia do Aluno: São Paulo Faz Escola – destinado a 1ª série do ensino médio das escolas da rede pública de educação básica do estado de São Paulo. Para tanto, resgatou-se aspectos da origem, constituição e desenvolvimento da trajetória da Sociologia no currículo, do São Paulo Faz Escola, de modo a contrapor o que esses materiais assumem ser com o que pretendem fazer em relação ao ensino de Sociologia. A verificação se deu por meio da análise bibliográfica de artigos acadêmicos, livros científicos e documentos oficiais relacionados ao ensino de Sociologia. Foi constatado que o volume I do Caderno de Sociologia do Aluno São Paulo Faz Escola – destinado a 1ª série do ensino médio das escolas públicas paulistas, não contém os requisitos necessários ao desenvolvimento da desnaturalização dos fenômenos sociais, tal qual sugere as OCN-Sociologia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCadernos São Paulo Faz Escolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOCN-Sociologiapt_BR
Título: dc.titleCADERNOS DE SOCIOLOGIA DO SÃO PAULO FAZ ESCOLA - UMA ANÁLISE CRÍTICA NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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