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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pedersen, Marina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSocio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-17T13:41:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-17T13:41:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-27 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA, MARINA PEDERSEN, 2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586510 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objeto de análise o ensino de Sociologia e suas correlações com as temáticas de sexualidade e diversidade sexual. A disciplina de Sociologia, presente nas três séries do ensino médio, se propõe a despertar o pensamento sociológico nos estudantes, mediante processos de estranhamento e desnaturalização dos fenômenos e relações sociais. Nesse contexto, nosso pressuposto é que professores da área, por meio da prática pedagógica, podem contribuir para desnaturalizar concepções já enraizadas nos estudantes acerca da sexualidade e diversidade sexual, podendo atuar ativamente no combate à homofobia. A escola é um espaço onde muitos jovens podem descobrir, desenvolver e explorar suas sexualidades. Entretanto, para a sociedade heteronormativa, a única sexualidade válida é orientada pela heterossexualidade – relacionamentos afetivos e/ou sexuais entre pessoas de sexos diferentes – e toda outra forma que escape desse modelo é considerada anormal. Entendendo que a homofobia, enquanto hostilidade contra pessoas não heterossexuais, em muitas situações é consentida e até mesmo reproduzida na escola – em suas práticas, metodologias, materiais didáticos, currículo – buscamos compreender a forma que professores e as aulas de Sociologia podem ser agentes no combate à homofobia e outras formas de discriminação e violência relacionadas à sexualidade dentro do ambiente escolar. A partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica e questionários para coleta de dados, tendo em vista a possibilidade de identificar opiniões de professores de Sociologia de Araraquara-SP sobre sexualidade, diversidade sexual e a sua presença nas aulas que ministram. Os dados evidenciam que os professores pesquisados entendem a sexualidade como um conjunto relativamente amplo de características, não a reduzindo à prática sexual, e que todos abordam temáticas relacionadas à sexualidade e diversidade sexual em suas aulas. Identificamos que os professores compreendem que a Sociologia é uma disciplina que tem a potencialidade de desconstruir e desnaturalizar concepções, preconceitos e tabus enraizados em nossa sociedade, inclusive os de caráter sexual. Desta forma, indicam que é pertinente e importante que a Sociologia aborde questões relacionadas à temática desta investigação, bem como que ela pode ser utilizada para o combate a discriminações e prevenção de violência dentro do espaço escolar, por meio da desnaturalização de preconceitos e concepções do senso comum. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade sexual. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Homofobia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Heteronormatividade | pt_BR |
Título: dc.title | Heteronormatividade e homofobia na escola: intersecções entre o Ensino de Sociologia e a Educação Sexual para o combate à homofobia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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