Heteronormatividade e homofobia na escola: intersecções entre o Ensino de Sociologia e a Educação Sexual para o combate à homofobia

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPedersen, Marina-
Autor(es): dc.contributor.authorUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSocio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-17T13:41:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-17T13:41:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-27-
identificador: dc.identifier.otherUNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA, MARINA PEDERSEN, 2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586510-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como objeto de análise o ensino de Sociologia e suas correlações com as temáticas de sexualidade e diversidade sexual. A disciplina de Sociologia, presente nas três séries do ensino médio, se propõe a despertar o pensamento sociológico nos estudantes, mediante processos de estranhamento e desnaturalização dos fenômenos e relações sociais. Nesse contexto, nosso pressuposto é que professores da área, por meio da prática pedagógica, podem contribuir para desnaturalizar concepções já enraizadas nos estudantes acerca da sexualidade e diversidade sexual, podendo atuar ativamente no combate à homofobia. A escola é um espaço onde muitos jovens podem descobrir, desenvolver e explorar suas sexualidades. Entretanto, para a sociedade heteronormativa, a única sexualidade válida é orientada pela heterossexualidade – relacionamentos afetivos e/ou sexuais entre pessoas de sexos diferentes – e toda outra forma que escape desse modelo é considerada anormal. Entendendo que a homofobia, enquanto hostilidade contra pessoas não heterossexuais, em muitas situações é consentida e até mesmo reproduzida na escola – em suas práticas, metodologias, materiais didáticos, currículo – buscamos compreender a forma que professores e as aulas de Sociologia podem ser agentes no combate à homofobia e outras formas de discriminação e violência relacionadas à sexualidade dentro do ambiente escolar. A partir de uma abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica e questionários para coleta de dados, tendo em vista a possibilidade de identificar opiniões de professores de Sociologia de Araraquara-SP sobre sexualidade, diversidade sexual e a sua presença nas aulas que ministram. Os dados evidenciam que os professores pesquisados entendem a sexualidade como um conjunto relativamente amplo de características, não a reduzindo à prática sexual, e que todos abordam temáticas relacionadas à sexualidade e diversidade sexual em suas aulas. Identificamos que os professores compreendem que a Sociologia é uma disciplina que tem a potencialidade de desconstruir e desnaturalizar concepções, preconceitos e tabus enraizados em nossa sociedade, inclusive os de caráter sexual. Desta forma, indicam que é pertinente e importante que a Sociologia aborde questões relacionadas à temática desta investigação, bem como que ela pode ser utilizada para o combate a discriminações e prevenção de violência dentro do espaço escolar, por meio da desnaturalização de preconceitos e concepções do senso comum.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSexualidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade sexual.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHomofobiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHeteronormatividadept_BR
Título: dc.titleHeteronormatividade e homofobia na escola: intersecções entre o Ensino de Sociologia e a Educação Sexual para o combate à homofobiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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