EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE SOCIOLOGIA: ANÁLISE DOS CADERNOS TEMÁTICOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESTADO DO PARANÁ (2008 – 2018)

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSocio-
Autor(es): dc.contributor.authorRARAMILHO, JULIANO ROBERTO DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-17T12:24:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-17T12:24:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-26-
identificador: dc.identifier.otherUNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, CAMPUS DE MARÍLIA, JULIANO ROBERTO DA SILVA RARAMILHO, 2021.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586507-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa analisa os Cadernos Temáticos de Educação Ambiental, produzidos no período de 2008 a 2018, pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná e como eles dialogam com a Educação Ambiental, bem como as possibilidades de inserção na disciplina de Sociologia, na busca do reestabelecimento das reflexões sobre relações entre o homem e natureza. Como forma de verificar o alcance e contribuições dos Cadernos Temáticos, realizou-se o levantamento de dados junto aos professores da rede pública estadual do Paraná, na área do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho, região Norte do Estado do Paraná. Constatase na pesquisa que os professores apresentam noção da relevância sobre a temática ambiental, mas as dificuldades apontadas por eles, impendem a efetivação de ações no ambiente escolar. Verifica-se que os Cadernos Temáticos se constituem como materiais de apoio ao professor, que não consegue tê-lo como fonte e instrumento de trabalho pedagógico pela fragilidade da sua formação em Educação Ambiental. A pesquisa ainda identificou a necessidade de um programa de formação continuada, em que o professor seja apoiado e mobilizado a pensar de maneira crítica a educação ambiental, para o estabelecimento de mudanças junto a Secretaria de Estado da Educação, que culminem na articulação integrada com as diversas disciplinas do currículo, na produção de novos materiais para os professores e que tenha impacto nos estudantes na busca por transformações em sua localidade como forma de combater os problemas ambientais presentes no cotidiano.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCadernos Temáticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE SOCIOLOGIA: ANÁLISE DOS CADERNOS TEMÁTICOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESTADO DO PARANÁ (2008 – 2018)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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