CANÇÕES E SUAS POSSIBILIDADES NA DISCUSSÃO SOBRE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA PROFESSORES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSoares, Érika Dias-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Emerson Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-16T20:09:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-16T20:09:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-15-
identificador: dc.identifier.otherErika Soares_2020_ProdutoEducacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586504-
Resumo: dc.description.abstractEste material, apresentado como Produto Educacional, é parte integrante da pesquisa intitulada CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CANÇÕES EM ABORDAGENS REFLEXIVAS SOBRE O MEIO AMBIENTE, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), sob orientação do Professor Doutor Emerson Ferreira Gomes. Este Produto Educacional constitui-se por sugestões de atividades que correspondem a duas sequências didáticas desenvolvidas com crianças da Educação Infantil e busca promover discussões e reflexões sobre o meio ambiente por meio de canções. Logo, o material tem como objetivo sugerir propostas reflexivas para o desenvolvimento de ações, mediada pelos professores da primeira infância possibilitando discussões e a construção do conhecimento científico nas crianças. As sugestões de atividades apresentadas nesse contexto partem da realidade de uma escola pública municipal de Guarulhos. Foram desenvolvidas no primeiro semestre de 2019, com uma turma da Educação Infantil – ciclo II, com crianças na faixa etária entre 5 e 6 anos. As atividades estão embasadas na Proposta Curricular do Município de Guarulhos, considerando que os “educandos têm o direito a uma educação humanizadora, emancipatória e de qualidade, que visa acolher e proporcionar às nossas crianças, aos jovens e adultos a aprendizagem e o desenvolvimento integral” (GUARULHOS, 2019, p. 05). A professora-pesquisadora participa do grupo de pesquisa INTERFACES que desenvolve ações de divulgação científica desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob orientação de docentes de instituições de ensino e pesquisa como a USP-EACH, Unifesp Guarulhos, IFSP-Boituva, entre outras. Dessa forma, as práticas educativas apresentadas neste Produto Educacional envolvem o programa voltado para a Educação Infantil JOANINHA (Jogar, Observar, Aprender, Narrar - Investigações sobre a Natureza, Humanidades e Artes) e a linha de interesse RITA (Ritmos na Investigação da Tecnologia e Arte-Ciência) que tem como objetivo utilizar canções no debate de questões e conceitos das ciências e suas relações com a sociedade, a arte, o ambiente e os contextos históricos e culturais por meio do processo de investigação científica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent803Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação em Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCançõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMeio ambientept_BR
Título: dc.titleCANÇÕES E SUAS POSSIBILIDADES NA DISCUSSÃO SOBRE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA PROFESSORESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons