Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, Rodrigo Nogueira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-16T18:57:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-16T18:57:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | ARTIGO CIENTÍFICO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586503 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação ultrapassa os limites das instituições escolares e se estabelece em todos os aspectos da vida cotidiana do ser humano, sendo o principal caminho pelo qual se compreende o mundo, isto ocorre na medida em que a aprendizagem se concretiza na ontologia do homem. O ato de aprender é uma forma de realização, é uma necessidade que envolve determinação, esforço pessoal, curiosidade, conhecimentos, vivências e prazer. É por meio desta perspectiva que procurei desenvolver e levantar propostas metodológicas alternativas para o ensino de Geografia dentro da perspectiva da educação inclusiva de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas, considerando que este público em questão possui dificuldades em acompanhar o processo de aprendizagem desta disciplina e uma das dificuldades observadas ocorre em função do uso de metodologias que não são devidamente processadas pelos autistas. O conhecimento teórico sobre educação e inclusão destes alunos deve estar sempre na memória dos diferentes profissionais da educação, independente da disciplina ministrada. Partindo deste pressuposto, alguns materiais pedagógicos/ propostas de ensino serão elucidados no decorrer deste, para que professores e demais profissionais possam aplicar, aperfeiçoar ou adaptá-los conforme suas necessidades e intencionalidades. Considerar as especificidades dos indivíduos bem como seu mundo e seu modo de ser é o primeiro passo para se pensar em uma educação inclusiva efetiva. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,28 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | WORD | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão; Ensino; Autismo; Geografia. | pt_BR |
Título: dc.title | PRÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | GEOGRAFIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Artigo Científico 2.doc | 2,34 MB | Microsoft Word | /bitstream/capes/586503/2/Artigo Científico 2.docDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons