PRÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARVALHO, Rodrigo Nogueira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-16T18:57:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-16T18:57:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherARTIGO CIENTÍFICOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586503-
Resumo: dc.description.abstractA educação ultrapassa os limites das instituições escolares e se estabelece em todos os aspectos da vida cotidiana do ser humano, sendo o principal caminho pelo qual se compreende o mundo, isto ocorre na medida em que a aprendizagem se concretiza na ontologia do homem. O ato de aprender é uma forma de realização, é uma necessidade que envolve determinação, esforço pessoal, curiosidade, conhecimentos, vivências e prazer. É por meio desta perspectiva que procurei desenvolver e levantar propostas metodológicas alternativas para o ensino de Geografia dentro da perspectiva da educação inclusiva de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas, considerando que este público em questão possui dificuldades em acompanhar o processo de aprendizagem desta disciplina e uma das dificuldades observadas ocorre em função do uso de metodologias que não são devidamente processadas pelos autistas. O conhecimento teórico sobre educação e inclusão destes alunos deve estar sempre na memória dos diferentes profissionais da educação, independente da disciplina ministrada. Partindo deste pressuposto, alguns materiais pedagógicos/ propostas de ensino serão elucidados no decorrer deste, para que professores e demais profissionais possam aplicar, aperfeiçoar ou adaptá-los conforme suas necessidades e intencionalidades. Considerar as especificidades dos indivíduos bem como seu mundo e seu modo de ser é o primeiro passo para se pensar em uma educação inclusiva efetiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,28 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeWORDpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInclusão; Ensino; Autismo; Geografia.pt_BR
Título: dc.titlePRÁTICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseLICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineGEOGRAFIApt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons