Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Deus, Jaildes Amanda Gonçalves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-15T21:30:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-15T21:30:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://corpovozepoesia.com.br/ | - |
identificador: dc.identifier.other | Copo, Voz e Poesia | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586496 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional em forma de Website apresenta, por meio das performances literárias, os resultados de uma pesquisa-ação sobre minha própria prática aplicada No Ensino Fundamental, desenvolvido durante o Mestrado Profissional Stricto Sensu do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG ), entre os anos de 2018 a 2021, cujo produto final é a dissertação “Isso e Aquilo: Poesia, Performance Oral e Formação do Leitor em Sala de aula”. Dessa forma, leio, narro, analiso e compartilho minhas práticas e experiências, ao usar a estratégia didática da prática. As leituras e performances de aulas foram inspiradas, principalmente, nos estudos de Meireles (1931, 2001 e 2012), Lajolo (1993), Bakhtin (1995) e Freitas (1996). A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante, de questionários escritos e reflexões do diário de campo, das produções escritas dos alunos em relação às atividades aplicadas e recolhidas durante a intervenção e das fotos e vídeos das leituras performáticas de todas as aulas, no decorrer de um trimestre. Para a intervenção pedagógica, elaborei 10 planos de aulas, 2 oficinas, 3 atividades e um Sarau Literário a serem trabalhados em 22 horas/aula, abordando os seguintes conceitos literários: poesia e voz, poesia e corpo, humanização do leitor de poesias, o leitor crítico, poesia vocalizada, poesia encenada, poesia recitada. Tornando público todos os trabalhos realizados durante o processo. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2,54 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Word | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura literária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de leitores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia | - |
Título: dc.title | Corpo, Voz e Poesia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | áudio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Tipo de arquivo: dc.type | portal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Curso: dc.subject.course | Ensino na Educação Básica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Língua Portuguesa / Literatura | - |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | - |
Aparece nas coleções: | Portal |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons