SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO VOLEIBOL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCARRASCO, ALEX GOMES-
Autor(es): dc.contributor.authorMALDANER, JAIR JOSE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-15T20:01:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-15T20:01:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional Alex Gomes Carrascopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586494-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo investigar de que maneira o ensino do Voleibol pode contribuir para a formação humana integral/omnilateral dos estudantes nas aulas de Educação Física ofertadas no ensino médio integrado à educação profissional. O Voleibol por ser um dos esportes de quadra mais praticados no Brasil e no Mundo e principalmente, por ser um dos componentes da Cultura Corporal, revela-se como um importante conteúdo a ser trabalhado nas aulas de Educação Física no ensino médio integrado à educação profissional. Para tanto, foi elaborado um produto educacional, em formato de sequência didática para o ensino do voleibol, dentro de uma visão pedagógica crítica, sendo esta aplicada em uma turma do ensino médio integrado à educação profissional do curso técnico em agronegócios do Instituto Federal do Tocantins - Campus Palmas, entre os meses de agosto e outubro de 2019. Para avaliação e validação da sequência didática foi realizada uma pesquisa ação. Para a coleta de dados ocorreu a aplicação de um questionário antes e após a realização desta. Os resultados de sua aplicação alcançaram o desenvolvimento de aspectos como: a compreensão dos processos de produção e negociação de sentidos nas práticas corporais, ao ser observado que estas foram reconhecidas e vivenciadas como formas de expressão de valores e identidades, em uma perspectiva democrática e de respeito à diversidade, o que oportunizou ao estudante o reconhecimento da presença das práticas corporais em sua vida e na sociedade, incluindo os fatores sociais, culturais, ideológicos, econômicos e políticos envolvidos nas práticas e nos discursos que circulam sobre elas. A análise dos dados obtidos demonstrou que a sequência didática foi eficiente para o alcance dos objetivos propostos. Neste sentido, houve contribuição para uma formação humana integral/omnilateral.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação Humana Integral. Omnilateralidade. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino Médio Integrado. Ensino do Voleibol.pt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO VOLEIBOL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica Prof EPTpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons