Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARRASCO, ALEX GOMES | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MALDANER, JAIR JOSE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-15T20:01:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-15T20:01:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Alex Gomes Carrasco | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586494 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo tem por objetivo investigar de que maneira o ensino do Voleibol pode contribuir para a formação humana integral/omnilateral dos estudantes nas aulas de Educação Física ofertadas no ensino médio integrado à educação profissional. O Voleibol por ser um dos esportes de quadra mais praticados no Brasil e no Mundo e principalmente, por ser um dos componentes da Cultura Corporal, revela-se como um importante conteúdo a ser trabalhado nas aulas de Educação Física no ensino médio integrado à educação profissional. Para tanto, foi elaborado um produto educacional, em formato de sequência didática para o ensino do voleibol, dentro de uma visão pedagógica crítica, sendo esta aplicada em uma turma do ensino médio integrado à educação profissional do curso técnico em agronegócios do Instituto Federal do Tocantins - Campus Palmas, entre os meses de agosto e outubro de 2019. Para avaliação e validação da sequência didática foi realizada uma pesquisa ação. Para a coleta de dados ocorreu a aplicação de um questionário antes e após a realização desta. Os resultados de sua aplicação alcançaram o desenvolvimento de aspectos como: a compreensão dos processos de produção e negociação de sentidos nas práticas corporais, ao ser observado que estas foram reconhecidas e vivenciadas como formas de expressão de valores e identidades, em uma perspectiva democrática e de respeito à diversidade, o que oportunizou ao estudante o reconhecimento da presença das práticas corporais em sua vida e na sociedade, incluindo os fatores sociais, culturais, ideológicos, econômicos e políticos envolvidos nas práticas e nos discursos que circulam sobre elas. A análise dos dados obtidos demonstrou que a sequência didática foi eficiente para o alcance dos objetivos propostos. Neste sentido, houve contribuição para uma formação humana integral/omnilateral. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Humana Integral. Omnilateralidade. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino Médio Integrado. Ensino do Voleibol. | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO VOLEIBOL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica Prof EPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto final Alex Carrasco.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586494/2/Produto final Alex Carrasco.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons