CONSUMO E CONSUMISMO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINAR E APRENDER SOCIOLOGIA.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSocio-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, NÁDYA SOARES TABLAS DE ARAUJO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-17T13:22:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-17T13:22:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-29-
identificador: dc.identifier.otherUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita filho, Marília. Nádya Soares Tablas de Araujo Pereira.2020. (1)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586493-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho em sala de aula é o momento nas escolas em que se busca desenvolver o ensino e aprendizagem dos conhecimentos científicos. Pensando na realidade histórica em que vivemos no Brasil – políticas públicas cada vez mais alinhadas às demandas neoliberais – um ensino médio de Sociologia organizado para a compreensão da essência dos conceitos sociológicos e o estabelecimento de suas relações com a realidade objetiva se faz necessário. Nesse sentido, a pesquisa realizada desenvolveu a produção de uma sequência didática que trabalhou com os conceitos sociológicos consumo e consumismo em suas interfaces com os alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino, realizando a implementação nas aulas de Sociologia. A escolha dos conceitos ocorreu em razão da grande influência que esses fenômenos sociais (consumo e consumismo) exercem na vida objetiva dos jovens. Ao trabalhar os conceitos principais, pudemos observar que outros conceitos sociológicos se tornariam essenciais para que as abstrações pudessem acontecer, assim como possibilitariam a ampliação da interpretação teórica. Desenvolvemos, então, o trabalho com os conceitos consumo e consumismo relacionados a outros – as suas interfaces - que foram fundamentais para a compreensão desse fenômeno e suas consequências para a sociedade capitalista e seus sujeitos. Com o objetivo de desenvolver o planejamento de ações pedagógicas pautadas na teoria histórico-cultural, a pesquisa realizada buscou a organização de uma atividade de ensino que fosse desenvolvente, isto é, que propiciasse tanto à pesquisadora como aos alunos o desenvolvimento de suas capacidades psíquicas, o tornar-se humano. A contribuição social do ensino de Sociologia está na capacidade de ser transformador da compreensão da realidade pelos sujeitos, tornando-se uma realidade pensada. Assim, a pesquisa realizada demonstrou em que medida a sequência didática implementada, tendo como base teórica e metodológica a teoria da atividade e da atividade de ensino e de estudo, contribuiu para a formação dos alunos e da pesquisadora. A partir do levantamento bibliográfico e estudos realizados, da elaboração e implementação da sequência na escola e dos relatos da pesquisa, foram analisados os pontos frágeis e assertivos dessa vivência. Como resultado da análise realizada, foi desenvolvida uma nova sequência, reformulando os aspectos que a base teórica e metodológica apontou serem necessários. Concluiu-se que um ensino organizado adequadamente para a aprendizagem do conhecimento teórico resulta da compreensão sobre como os seres humanos, historicamente, apreendem os objetos de sua cultura. O estudo desse processo é fundamental para pensar em atividades de ensino e de estudo nas escolas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividade de ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividade de estudopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt_BR
Título: dc.titleCONSUMO E CONSUMISMO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ENSINAR E APRENDER SOCIOLOGIA.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons