Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Botter, Elaine Regina Okado | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSocio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-17T11:48:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-17T11:48:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, CAMPUS DE MARÍLIA, ELAINE REGINA BOTTER, 2021. (1) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586490 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa tem como objetivo principal analisar as influências dos movimentos conservadores, liberais e fundamentalistas religiosos no que tange a educação de gênero do Brasil, especificamente no Ensino de Sociologia. Para atingir o objetivo principal propomos refletir sobre os movimentos de direita, especialmente a Escola Sem Partido e o que denominam “ideologia de gênero”, além de vincular a sua relação com as reformas educacionais. Relevante examinar gênero cientificamente à fim de desmistificar impressões do senso comum. Por fim, o trabalho busca avaliar os limites dos materiais didáticos oferecidos pelo SPFE na disciplina de sociologia usando como aporte teórico as contribuições acerca da consubstancialidade de gênero. Foram analisados o material da 1ª e 2 ª série quarto bimestre e 3ª série segundo bimestre. Isto porque, esses bimestres apresentam os raros e rasos momentos em que o docente de sociologia consegue abordar o tema gênero. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 12 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Sem Partido | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Reformas Educacionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Material SPFE | pt_BR |
Título: dc.title | SOCIOLOGIA E CONSUBSTANCIALIDADE DE GÊNERO EM TEMPOS DE FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO, CONSERVADORISMO E REFORMAS EDUCACIONAIS NEOLIBERAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons