Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, Rodrigo Nogueira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-16T14:40:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-16T14:40:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | ARTIGO CIENTÍFICO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586487 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente artigo centrou-se no estudo e nas diversas possibilidades do uso da música como recurso didático associado ao processo de ensino-aprendizagem, especificamente nas aulas de Geografia, tal como práticas pedagógicas e possíveis alternativas para tornar as aulas mais atrativas e satisfatórias. É notório, ainda, o uso de metodologias arcaicas e tradicionais, baseadas unicamente na descrição dos fenômenos e processos estudados por esta disciplina, uma das múltiplas razões que levam ao desinteresse pelo estudo da mesma. Esta proposta de ensino resulta na sugestão em utilizar tais recursos musicais no ensino de Geografia, buscando associar determinadas músicas às temáticas propostas para o trabalho do professor em sala de aula, ou seja, a percepção das relações existentes entre a música e a realidade vivida e estudada pelo aluno. Esta proposta metodológica, em meio a tantos desafios do ensino atual, se coloca como possibilidade de inserção do aluno no processo de construção do saber, ou de entendimento da sociedade dinâmica e contrastante. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 68 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | WORD | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Música; Ensino-aprendizagem; Geografia; Recurso didático | pt_BR |
Título: dc.title | A MÚSICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: ESTRATÉGIA PARA ASSIMILAR CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | LICENCIATURA PELNA EM GEOGRAFIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | GEOGRAFIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Artigo Científico.doc | 69 kB | Microsoft Word | /bitstream/capes/586487/2/Artigo Científico.docDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons