Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CARVALHO, Rodrigo Nogueira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-16T14:40:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-16T14:40:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | ARTIGO CIENTÍFICO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586487 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente artigo centrou-se no estudo e nas diversas possibilidades do uso da música como recurso didático associado ao processo de ensino-aprendizagem, especificamente nas aulas de Geografia, tal como práticas pedagógicas e possíveis alternativas para tornar as aulas mais atrativas e satisfatórias. É notório, ainda, o uso de metodologias arcaicas e tradicionais, baseadas unicamente na descrição dos fenômenos e processos estudados por esta disciplina, uma das múltiplas razões que levam ao desinteresse pelo estudo da mesma. Esta proposta de ensino resulta na sugestão em utilizar tais recursos musicais no ensino de Geografia, buscando associar determinadas músicas às temáticas propostas para o trabalho do professor em sala de aula, ou seja, a percepção das relações existentes entre a música e a realidade vivida e estudada pelo aluno. Esta proposta metodológica, em meio a tantos desafios do ensino atual, se coloca como possibilidade de inserção do aluno no processo de construção do saber, ou de entendimento da sociedade dinâmica e contrastante. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 68 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | WORD | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Música; Ensino-aprendizagem; Geografia; Recurso didático | pt_BR |
Título: dc.title | A MÚSICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: ESTRATÉGIA PARA ASSIMILAR CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | LICENCIATURA PELNA EM GEOGRAFIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | GEOGRAFIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Artigo Científico.doc | 69 kB | Microsoft Word | /bitstream/capes/586487/2/Artigo Científico.docDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons