PROPOSTA DIDÁTICA À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: da prática social inicial à prática social finall´´ORI

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO MARANHÃO-IFMApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Simone-
Autor(es): dc.contributor.authorPedrosa, Eliane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-16T13:55:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-16T13:55:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-16-
identificador: dc.identifier.otherPROPOSTA DIDÁTICA À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: da prática social inicial à prática social finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586485-
Resumo: dc.description.abstractCaro(a) leitor(a), Esta Proposta Didática é parte integrante da Dissertação de Mestrado intitulada Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio: contribuições da práxis pedagógica embasada na Pedagogia HistóricoCrítica, como requisito para conclusão do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus São Luis - Monte Castelo. É fruto de uma pesquisa participante realizada com professores do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio, do IFMA -Campus Maracanã, durante o ano letivo de 2020, cuja origem foram as inquietações acerca do desafio de propiciar a formação integrada no âmbito de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Esta pesquisa buscou compreender a realidade do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio identificando seus limites, obstáculos e potencialidades, com a intenção de contribuir com a promoção de uma prática pedagógica, embasada na Pedagogia histórico - Crítica, que consubstancie possibilidades de uma formação integrada, e que, dentro das possibilidades, possa constituir-se travessia para a formação humana integral. O desenvolvimento da Pesquisa foi constituído pelas seguintes etapas: i) coleta de dados, a partir do qual foi possível conhecer a prática social inicial dos participantes; ii) momentos de estudos que corresponderam à fase de instrumentalização, cujas temáticas foram selecionadas a partir das análises dos dados acerca das necessidades formativas dos professores interlocutores iii) a aplicação dos estudos (catarse), que culminou com a elaboração coletiva da proposta didática que ora apresentamos; e a avaliação da proposta pelos participantes. Durante o percurso metodológico o texto fundamentou-se em duas categorias centrais: Ensino Médio Integrado e Pedagogia Histórico-Crítica e, a partir delas, discorremos sobre formação humana omnilateral, escola unitária, trabalho como princípio educativo, Educação polítécnica e os fundamentos epistemológicos e didáticos da Pedagogia Histórico-Crítica, que abrangem conceitos com esteio no Materialismo histórico dialético, sintetizados nas obras de Marx e Engels (1986), Gramsci (2001), Saviani (2008), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), possibilitando a construção de um processo formativo em que o ser humano na integralidade seja o fim a ser alcançado. Refletimos com os docentes a importância de compreenderem e assumirem a concepção de formação integrada, considerando que o Ensino Médio Integrado em que estão inseridos se embasa em pressupostos filosóficos e bases legais que orientam neste sentido. Um dos caminhos para assegurar que a formação integrada se consolide é que os sujeitos incorporem suas bases conceituais, bem como, a concepção de currículo integrado, de forma que passem a assumi-las na práxis pedagógica. Ademais, compreendemos que a Pedagogia Histórico-Crítica poderá contribuir efetivamente para uma prática formativa de concepção integrada, uma vez que mantém interface com os pressupostos que fundamentam esta prática, tendo como esteio a metodologia dialética, que traduzida didaticamente por Gasparin (2012), ganha vida no movimento dialético prática-teoria-prática. O referido autor ao formular a proposta didática da Pedagogia Histórico- Crítica de Saviani (2013) aponta sua dinamização em cinco etapas, as quais são assim descritas: Prática Social Inicial do Conteúdo, Problematização, Instrumentalização, Catarse e Prática Social Final do Conteúdo. Com atenção para cada uma destas etapas, planejamos a elaboração do produto que aqui apresentamos. Inicialmente ele foi planejado para ser executado de forma presencial, como antes já explicamos, contudo, em virtude do isolamento social decorrente da Pandemia do Covid-19, este trabalho foi desenvolvido de forma síncrona e assíncrona, e, na medida do possível, sua elaboração se deu de maneira coletiva, com a contribuição de professores interlocutores deste estudo. Com a finalidade de constituir-se em uma alternativa metodológica para a formação integrada na perspectiva da Formação Profissional Técnica integrada ao Ensino Médio, esta Proposta Didática está organizada da seguinte forma: Apresentação Sessão 1: As Bases Conceituais da Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio; Sessão 2: Os fundamentos históricos, filosóficos, psicológicos e didáticos da Pedagogia Histórico-Crítica; Sessão 3: Sugestão de Plano na perspectiva histórico-crítica; Sessão 4: Sugestão de Proposta Didática a partir dos pressupostos teórico-metodológicos de Gasparin (2012) que buscou traduzir a Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani (2013) para uma didática, que tivesse como fundamento teóricometodológico o materialismo histórico-dialético; 5) Considerações finais; 6) Bibliografia. A expectativa é que essa Proposta Didática possa contribuir para a formação integrada, no contexto da Formação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent14.776 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subject1. Didática. 2 Pedagogia Histórico-Crítica. 3. Prática Social. 4. Ensino Médio Integrado. 5. Produto Educacional.pt_BR
Título: dc.titlePROPOSTA DIDÁTICA À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: da prática social inicial à prática social finall´´ORIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientadapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


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