TICWAY: UMA METODOLOGIA DE ENSINO AUXILIADA POR TECNOLOGIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTeixeira, Rodrigo Antonio Magalhães-
Autor(es): dc.contributor.authorMonteiro, Claudio de Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-16T13:32:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-16T13:32:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherTICWAY: UMA METODOLOGIA DE ENSINO AUXILIADA POR TECNOLOGIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586484-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho é resultado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFTO Campus Palmas, cujo objetivo foi a partir de um diagnóstico frente a métodos tradicionais de ensino-aprendizagem oportunizar aos estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Informática para internet, integrado ao Ensino Médio em 2019 mecanismos de estudos mediados por Tecnologia de Informação e Comunicação. Como materiais para a realização deste estudo utilizou-se da: sala de aula, laboratórios; Ambiente Virtual de Aprendizagem; celulares; computadores dentre outros. O transcurso metodológico pautou-se por uma pesquisa exploratória, de campo; com abordagem quanti-qualitativa utilizando-se questionários via googleforms. A análise dos dados foi realizada por meio da interpretação hipotético-dedutiva. Os resultados obtidos demonstram aspectos que levam a uma reflexão-ação do fazer pedagógico perpassando as etapas do Planejamento, Execução, Avaliação, Recuperação/Complementação e Registro. As reflexões finais, ratificam a importância da utilização das tecnologias, porém estas devem ser complementares ao que é realizado em sala de aula presencialmente. Constatou-se que o Ambiente Virtual de Aprendizagem Google Sala de Aula é classificado como sendo interativo e colaborativo, porém sua dinamicidade não deve ser dissociada do papel exercido pelo professor. Por fim propôs como produto educacional uma sequência didática como metodologia de ensino para profissionais da educação especificamente professores que almejem utilizar essas tecnologias no processo de complementação de estudos à atividade presencial.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.33 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia de Informação e Comunicaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica Integradapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Híbridopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia Ativapt_BR
Título: dc.titleTICWAY: UMA METODOLOGIA DE ENSINO AUXILIADA POR TECNOLOGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Pesquisa Orientadapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons