
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Tocantins | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Teixeira, Rodrigo Antonio Magalhães | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Monteiro, Claudio de Castro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-16T13:32:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-16T13:32:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| identificador: dc.identifier.other | TICWAY: UMA METODOLOGIA DE ENSINO AUXILIADA POR TECNOLOGIA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586484 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho é resultado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFTO Campus Palmas, cujo objetivo foi a partir de um diagnóstico frente a métodos tradicionais de ensino-aprendizagem oportunizar aos estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Informática para internet, integrado ao Ensino Médio em 2019 mecanismos de estudos mediados por Tecnologia de Informação e Comunicação. Como materiais para a realização deste estudo utilizou-se da: sala de aula, laboratórios; Ambiente Virtual de Aprendizagem; celulares; computadores dentre outros. O transcurso metodológico pautou-se por uma pesquisa exploratória, de campo; com abordagem quanti-qualitativa utilizando-se questionários via googleforms. A análise dos dados foi realizada por meio da interpretação hipotético-dedutiva. Os resultados obtidos demonstram aspectos que levam a uma reflexão-ação do fazer pedagógico perpassando as etapas do Planejamento, Execução, Avaliação, Recuperação/Complementação e Registro. As reflexões finais, ratificam a importância da utilização das tecnologias, porém estas devem ser complementares ao que é realizado em sala de aula presencialmente. Constatou-se que o Ambiente Virtual de Aprendizagem Google Sala de Aula é classificado como sendo interativo e colaborativo, porém sua dinamicidade não deve ser dissociada do papel exercido pelo professor. Por fim propôs como produto educacional uma sequência didática como metodologia de ensino para profissionais da educação especificamente professores que almejem utilizar essas tecnologias no processo de complementação de estudos à atividade presencial. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.33 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia de Informação e Comunicação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica Integrada | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Híbrido | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia Ativa | pt_BR |
| Título: dc.title | TICWAY: UMA METODOLOGIA DE ENSINO AUXILIADA POR TECNOLOGIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| TICWAY - Dissertacao - Rodrigo Antonio Magalhães Teixeira-mesclado.pdf | Dissertação e produto educacional | 1.37 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586484/2/TICWAY - Dissertacao - Rodrigo Antonio Magalhães Teixeira-mesclado.pdfDownload |
| TICWAY - Produto - Rodrigo Antonio Magalhães Teixeira2.pdf | Produto | 545.46 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586484/3/TICWAY - Produto - Rodrigo Antonio Magalhães Teixeira2.pdfDownload |
| TICWAY - Dissertacao - Rodrigo Antonio Magalhães Teixeira.pdf | Artigo/Dissertação | 804.55 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586484/4/TICWAY - Dissertacao - Rodrigo Antonio Magalhães Teixeira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons