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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | IFTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CABRAL, GABRIELA DE MEDEIROS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MALDANER, JAIR JOSE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-15T20:17:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-15T20:17:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586482 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção da imagem corporal dos estudantes da terceira série do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFTO Campus Paraíso do Tocantins, a partir da aplicação de uma sequência didática pautada em conhecimentos relativos à imagem corporal. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório de caráter quali-quantitativo. Participaram da pesquisa 21 adolescentes entre 16 a 19 anos. A percepção da imagem corporal foi avaliada através do instrumento Body Shape Questionnaire e técnica de grupo focal. Sob a ótica do BSQ os resultados revelaram que após a aplicação do produto educacional (aulas de Educação Física), houve uma redução significativa nos níveis de insatisfação corporal dos estudantes. Com relação aos aspectos qualitativos apresentados na presente pesquisa, observou-se um número maior de discentes relatando não estar plenamente satisfeitos com o corpo, diferindo então, dos achados no BSQ. Notou-se também que os meios de comunicação, em especial, as mídias sociais instragram e youtube, assim como a família, são fatores determinantes na percepção da imagem corporal dos adolescentes. Ainda, verificou-se que a sequência didática contribuiu para com aspectos relacionados à autoestisma, aceitação, percepção da autoimagem e formação profissional. Considera-se então, que discutir imagem corporal no ensino de Educação Física pode ser uma das possiblidades de promover a formação humana integral, uma vez que se preocupa com os aspectos socioemocionais dos estudantes corroborando para aquisição positiva da autoimagem e ampliando o olhar enquanto corpo e modo de agir na sociedade. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem Corporal. Educação Física. Formação Humana Integral. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino Médio Integrado. | pt_BR |
Título: dc.title | O corpo em questão : uma proposta de ensino para Educação Física no ensino médio integrado à educação profissional | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica Prof EPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Produto Educacional - O Corpo em Questão CABRAL E MALDANER.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586482/2/Produto Educacional - O Corpo em Questão CABRAL E MALDANER.pdfDownload |
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