O corpo em questão : uma proposta de ensino para Educação Física no ensino médio integrado à educação profissional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCABRAL, GABRIELA DE MEDEIROS-
Autor(es): dc.contributor.authorMALDANER, JAIR JOSE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-15T20:17:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-15T20:17:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586482-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção da imagem corporal dos estudantes da terceira série do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFTO Campus Paraíso do Tocantins, a partir da aplicação de uma sequência didática pautada em conhecimentos relativos à imagem corporal. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório de caráter quali-quantitativo. Participaram da pesquisa 21 adolescentes entre 16 a 19 anos. A percepção da imagem corporal foi avaliada através do instrumento Body Shape Questionnaire e técnica de grupo focal. Sob a ótica do BSQ os resultados revelaram que após a aplicação do produto educacional (aulas de Educação Física), houve uma redução significativa nos níveis de insatisfação corporal dos estudantes. Com relação aos aspectos qualitativos apresentados na presente pesquisa, observou-se um número maior de discentes relatando não estar plenamente satisfeitos com o corpo, diferindo então, dos achados no BSQ. Notou-se também que os meios de comunicação, em especial, as mídias sociais instragram e youtube, assim como a família, são fatores determinantes na percepção da imagem corporal dos adolescentes. Ainda, verificou-se que a sequência didática contribuiu para com aspectos relacionados à autoestisma, aceitação, percepção da autoimagem e formação profissional. Considera-se então, que discutir imagem corporal no ensino de Educação Física pode ser uma das possiblidades de promover a formação humana integral, uma vez que se preocupa com os aspectos socioemocionais dos estudantes corroborando para aquisição positiva da autoimagem e ampliando o olhar enquanto corpo e modo de agir na sociedade.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectImagem Corporal. Educação Física. Formação Humana Integral. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino Médio Integrado.pt_BR
Título: dc.titleO corpo em questão : uma proposta de ensino para Educação Física no ensino médio integrado à educação profissionalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica Prof EPTpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons