Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Elizabeth Teixeira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Fabiano Lins | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Jéssica Cruz de Luca | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Josineide Alves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barcellos, Juliana Rocha Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Lidiane Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Marcelo Pinheiro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cordeiro, Suellem Barbosa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mendes, Thais Malcher dos Santos Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-15T14:52:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-15T14:52:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Contextualizando2020.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586465 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os conhecimentos químicos possibilitam ao ser humano compreender o funcionamento do nosso planeta, as interações entre os seres vivos e o ambiente, o desenvolvimento tecnológico e sua influência no ecossistema. Paralelamente, pode-se utilizar tais conhecimentos para preservar a natureza, realizando ações como reciclagem do lixo, economia de água, minimização de despejos, etc. A Química do ensino básico busca o preparo do educando para o exercício da cidadania, ou seja, desenvolver um aluno autônomo com um mínimo de conhecimento que o capacite a participar criticamente das questões da sociedade. Uma parte considerável do conteúdo estudado na disciplina Química envolve conceitos abstratos, complexos e cumulativos. Portanto, esta disciplina é considerada, por muitos estudantes, difícil de ser aprendida, dependendo do grau de maturidade do aluno. O ensino de Química na educação básica deve ter como meta ser estimulante e eficiente ao estudante, motivando-o ao seu estudo. Portanto, é válido evitar uma abordagem que privilegia a memorização de informações irrelevantes e que esquece o aspecto lúdico da aquisição de conhecimentos, ou seja, o prazer em se realizar descobertas. A contextualização do conteúdo é importante para que os alunos possam perceber o significado ou a aplicação do que estão estudando. Atualmente, muitas metodologias vêm sendo desenvolvidas no ensino da Química com a finalidade de buscar uma maior relação entre a ciência e o cotidiano. A contextualização nas salas de aula através do conhecimento aplicado vem fornecendo uma grande contribuição para o entendimento da Química e dos processos responsáveis pelos aspectos teóricos envolvidos. Dentro dessa perspectiva, elaboramos esta obra direcionada aos estudantes de ensino médio sem haver preocupação com a memorização, mas sim informar e dar um sentido e aplicabilidade aos conteúdos de Química estudados nesse nível educacional. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1464 kB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Química – Estudo e ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualização | pt_BR |
Título: dc.title | CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino Médio | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Contextualizando2020.pdf | Contextualizando o ensino de Química | 1,46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586465/2/Contextualizando2020.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons