CONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Elizabeth Teixeira-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Fabiano Lins-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Jéssica Cruz de Luca-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Josineide Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorBarcellos, Juliana Rocha Rodrigues-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Lidiane Aparecida-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Marcelo Pinheiro-
Autor(es): dc.contributor.authorCordeiro, Suellem Barbosa-
Autor(es): dc.contributor.authorMendes, Thais Malcher dos Santos Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-15T14:52:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-15T14:52:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-
identificador: dc.identifier.otherContextualizando2020.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586465-
Resumo: dc.description.abstractOs conhecimentos químicos possibilitam ao ser humano compreender o funcionamento do nosso planeta, as interações entre os seres vivos e o ambiente, o desenvolvimento tecnológico e sua influência no ecossistema. Paralelamente, pode-se utilizar tais conhecimentos para preservar a natureza, realizando ações como reciclagem do lixo, economia de água, minimização de despejos, etc. A Química do ensino básico busca o preparo do educando para o exercício da cidadania, ou seja, desenvolver um aluno autônomo com um mínimo de conhecimento que o capacite a participar criticamente das questões da sociedade. Uma parte considerável do conteúdo estudado na disciplina Química envolve conceitos abstratos, complexos e cumulativos. Portanto, esta disciplina é considerada, por muitos estudantes, difícil de ser aprendida, dependendo do grau de maturidade do aluno. O ensino de Química na educação básica deve ter como meta ser estimulante e eficiente ao estudante, motivando-o ao seu estudo. Portanto, é válido evitar uma abordagem que privilegia a memorização de informações irrelevantes e que esquece o aspecto lúdico da aquisição de conhecimentos, ou seja, o prazer em se realizar descobertas. A contextualização do conteúdo é importante para que os alunos possam perceber o significado ou a aplicação do que estão estudando. Atualmente, muitas metodologias vêm sendo desenvolvidas no ensino da Química com a finalidade de buscar uma maior relação entre a ciência e o cotidiano. A contextualização nas salas de aula através do conhecimento aplicado vem fornecendo uma grande contribuição para o entendimento da Química e dos processos responsáveis pelos aspectos teóricos envolvidos. Dentro dessa perspectiva, elaboramos esta obra direcionada aos estudantes de ensino médio sem haver preocupação com a memorização, mas sim informar e dar um sentido e aplicabilidade aos conteúdos de Química estudados nesse nível educacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1464 kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectQuímica – Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectContextualizaçãopt_BR
Título: dc.titleCONTEXTUALIZANDO O ENSINO DE QUÍMICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino Médiopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
Contextualizando2020.pdfContextualizando o ensino de Química1.46 MBAdobe PDF/bitstream/capes/586465/2/Contextualizando2020.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons