Sequência didática para Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Heloísa-
Autor(es): dc.contributor.authorScalabrin, Rosemeri-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-12T13:53:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-12T13:53:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Sequência Didáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586371-
Resumo: dc.description.abstractEsse produto é parte da pesquisa realizada no Mestrado do Programa da Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), intitulado: Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação Profissional e Tecnológica: Experiências do Ensino Médio Integrado no IFPA, o qual foi aplicado em três turmas do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Campus Rural de Marabá (CRMB), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Esse produto apresenta as práticas docentes por mim desenvolvidas nesta sequência didática, no período em que atuei como titular das disciplinas “História e Cultura Afro-brasileira” e “Sociologia” do referido Campus. O produto foi elaborado e compartilhado nos encontros semestrais de planejamento institucional, com os colegas da área das Humanidades, com vistas a exercitar a interdisciplinaridade. O eixo central abordado foi: Histórias de Vidas de Pessoas Negras em diferentes contextos, tomando como referência textos literários, materiais audiovisuais: clipes musicais, curta- metragens, filmes além de referencial teórico relevante na temática. Os autores e personagens desses materiais são negros e negras, como forma de valorizar o sujeito afrodescendente, sua história, seu protagonismo na sociedade e no processo de construção e sistematização de conhecimentos. O percurso formativo desenvolvido nas turmas priorizou a aprendizagem por meio dos gêneros textuais e outras expressões artísticas, mais especificamente a literatura, a poesia, a música, fotografia e audiovisual.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,52Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleSequência didática para Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africanapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons