Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Heloísa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Scalabrin, Rosemeri | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-12T13:53:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-12T13:53:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Sequência Didática | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586371 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse produto é parte da pesquisa realizada no Mestrado do Programa da Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), intitulado: Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação Profissional e Tecnológica: Experiências do Ensino Médio Integrado no IFPA, o qual foi aplicado em três turmas do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Campus Rural de Marabá (CRMB), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Esse produto apresenta as práticas docentes por mim desenvolvidas nesta sequência didática, no período em que atuei como titular das disciplinas “História e Cultura Afro-brasileira” e “Sociologia” do referido Campus. O produto foi elaborado e compartilhado nos encontros semestrais de planejamento institucional, com os colegas da área das Humanidades, com vistas a exercitar a interdisciplinaridade. O eixo central abordado foi: Histórias de Vidas de Pessoas Negras em diferentes contextos, tomando como referência textos literários, materiais audiovisuais: clipes musicais, curta- metragens, filmes além de referencial teórico relevante na temática. Os autores e personagens desses materiais são negros e negras, como forma de valorizar o sujeito afrodescendente, sua história, seu protagonismo na sociedade e no processo de construção e sistematização de conhecimentos. O percurso formativo desenvolvido nas turmas priorizou a aprendizagem por meio dos gêneros textuais e outras expressões artísticas, mais especificamente a literatura, a poesia, a música, fotografia e audiovisual. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,52Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Título: dc.title | Sequência didática para Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional - Sequência Didática - Heloisa Fonseca.pdf | 3,61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586371/2/Produto Educacional - Sequência Didática - Heloisa Fonseca.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons