Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNINTER | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Irenilza Gomes Cavalcante, Irenilza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-11T19:04:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-11T19:04:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586364 | - |
Resumo: dc.description.abstract | No presente trabalho, analisamos a importância da música, dos brinquedos e da brincadeira no desenvolvimento infantil, considerando seus aspectos lúdicos. Partimos do pressuposto de que o brincar configura um facilitador da aprendizagem, não apenas isso, mas também o brincar e aprender com música. Esta, deixa a ambiência mais leve, proporcionando aos estudantes maior interação na aprendizagem, sendo extremamente necessária na escola. O estudo teve como base uma pesquisa bibliográfica, na qual buscamos estudar o desenvolvimento da criança por meio de vertentes teóricas de educadores musicais como Swanwick (2003), Edgard Willmes (1970), Zoltan Kodály (In: FONTERRADA, 2005), Gazzi de Sá (1990) e Heitor Villa-Lobos (2009; 1940; 1941). Buscamos discutir no presente artigo algumas das metodologias propostas por esses teóricos da música, aplicando suas ideias à sala de aula. O estudo apontou que na infância, a criança passa por um processo gradual, seguindo, cada uma, seu próprio ritmo de aprendizagem. Nesse contexto, o brincar se torna um acelerador desse processo, assim como a música, que impulsiona de forma prazerosa ajudando os pequenos no desenvolvimento de suas habilidades. Nessa perspectiva, a música constitui-se uma ferramenta que pode ser utilizada de forma diligente para que o aprendizado flua de forma harmoniosa e agradável. Palavras chave: | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 280KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Arte-Música | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
Título: dc.title | A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DA MÚSICA E DO BRINCAR | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pedagogia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.pdf | 279,85 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586364/2/A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons