Cidade em jogo: uma proposta para o ensino de história local da cidade de Campinas

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Campinaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Lucas Rosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-11T16:05:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-11T16:05:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherCidade em jogo: uma proposta para o ensino de história local da cidade de Campinaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586359-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação propõe a criação de um jogo baseado na história da cidade de Campinas-SP e a partir dele contempla três objetivos complementares: desenvolver o jogo como ferramenta pedagógica para o ensino de história na educação básica; discutir os usos e transformações ocorridos na cidade; refletir sobre a vida urbana contemporânea, com especial atenção para esta localidade. O recorte temático compreende a implantação do Plano de Melhoramentos Urbanos, proposto pelo engenheiro-arquiteto Prestes Maia na década de 1930 e desenvolvido nas décadas seguintes. Almeja-se proporcionar de forma dinâmica a reflexão dos estudantes sobre as tensões e contradições na execução do projeto urbanístico em questão, identificando os diferentes interesses envolvidos e os impactos causados ao longo das intervenções previstas para a cidade. De forma complementar, busca-se a promoção, no ensino básico, de um trabalho de história referenciado localmente: uma maneira de romper com a tradicional reincidência de análises históricas macroanalíticas, generalizantes e pretensamente nacionais. Essa ferramenta pedagógica propõe uma variação de escalas tradicionais de análise no saber histórico escolar, colocando os espaços próximos à comunidade escolar como objetos centrais de estudos, favorecendo um conhecimento mais complexo, diverso e enriquecedor. Portanto, o produto didático proposto pretende, ao mesmo tempo, levantar os conhecimentos oriundos da investigação dos estudantes sobre as contradições existentes no Plano de Melhoramentos Urbanos e relacioná-los a uma reflexão a respeito da cidade, tal como existe hoje.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent180 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCidades e vilas-históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCampinas-históriapt_BR
Título: dc.titleCidade em jogo: uma proposta para o ensino de história local da cidade de Campinaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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