
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento-Fadel, Valdiza Maria do | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-08T21:38:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-08T21:38:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-08 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional - Valdiza Maria do Nascimento Fadel | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586335 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Apresentamos uma investigação qualitativa sobre o ensino de empreendedorismo. Buscamos responder as seguintes questões norteadoras: Quais as contribuições dos pressupostos teóricos da Educação Ambiental Emancipatória (EAE) e do enfoque da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) para o ensino de empreendedorismo sustentável no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio? Em quais aspectos a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos pode corroborar para a sistematização das aulas? O objetivo geral consiste em verificar as contribuições da EAE, da CTSA e dos Três Momentos Pedagógicos para o ensino de empreendedorismo no viés da sustentabilidade. Para tanto, elaboramos uma proposta didático-pedagógica para o ensino de empreendedorismo sustentável, por meio da problematização de questões socioambientais e tecnológicas; implementamos a proposta no contexto do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, com o intuito de obter dados para análise, assim como validá-la para posterior divulgação. Analisamos quatro atividades desenvolvidas durante as aulas, de acordo com a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016), que permitiu emergir três categorias principais, a partir dos excertos dos estudantes. A primeira categoria: “Percepções sobre problemas socioambientais” admitiu quatro subcategorias: “Problemas gerais”; “Problemas relacionados à atividade empresarial”; “Consequências dos problemas” e “Necessidade de buscar soluções”. A segunda categoria: “Noções de EAE crítica e reflexiva” abarcou duas subcategorias: “Reconhecimento de situações cotidianas” e “Desenvolvimento de um posicionamento crítico”. A terceira categoria: “Propostas de soluções para os problemas socioambientais” acomodou duas subcategorias: “Contribuições da ciência e tecnologia” e “Atitudes empreendedoras sustentáveis”. A análise e a interpretação dos excertos dos estudantes nas categorias e subcategorias se deram a partir da teoria da dimensão didático-pedagógica das interações, estruturada pelo processo de codificação – problematização – descodificação. A apresentação dos projetos pelos grupos em uma feira permitiu visualizar os resultados finais da proposta didáticopedagógica. Percebemos que o ensino problematizador, preconizado pelos pressupostos teóricos da EAE e da CTSA, possibilitaram o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão responsável e cidadã dos estudantes para o planejamento e modelagem de negócios sustentáveis. Tais resultados também legitimaram os Três Momentos Pedagógicos como um recurso metodológico de ensino de caráter dialógico, direcionado a conscientização dos sujeitos, que, em consonância com os ensinamentos freireanos, foram desenvolvendo sua autonomia para refletir criticamente sobre as possibilidades de agir sob a ótica do novo modo aprendido. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4.221KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Dinâmica das interações. Educação Ambiental Emancipatória. Ensino de Empreendedorismo Sustentável. Três Momentos Pedagógicos. | pt_BR |
| Título: dc.title | Empreendedorismo Sustentável: uma proposta didático-pedagógica na perspectiva da EAE e CTSA mediante os Três Momentos Pedagógicos | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | PPG Ensino | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| PRODUTO_VALDIZA_FINAL.pdf | 4.22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586335/2/PRODUTO_VALDIZA_FINAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons