Empreendedorismo Sustentável: uma proposta didático-pedagógica na perspectiva da EAE e CTSA mediante os Três Momentos Pedagógicos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento-Fadel, Valdiza Maria do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-08T21:38:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-08T21:38:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-08-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Valdiza Maria do Nascimento Fadelpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586335-
Resumo: dc.description.abstractApresentamos uma investigação qualitativa sobre o ensino de empreendedorismo. Buscamos responder as seguintes questões norteadoras: Quais as contribuições dos pressupostos teóricos da Educação Ambiental Emancipatória (EAE) e do enfoque da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) para o ensino de empreendedorismo sustentável no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio? Em quais aspectos a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos pode corroborar para a sistematização das aulas? O objetivo geral consiste em verificar as contribuições da EAE, da CTSA e dos Três Momentos Pedagógicos para o ensino de empreendedorismo no viés da sustentabilidade. Para tanto, elaboramos uma proposta didático-pedagógica para o ensino de empreendedorismo sustentável, por meio da problematização de questões socioambientais e tecnológicas; implementamos a proposta no contexto do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, com o intuito de obter dados para análise, assim como validá-la para posterior divulgação. Analisamos quatro atividades desenvolvidas durante as aulas, de acordo com a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016), que permitiu emergir três categorias principais, a partir dos excertos dos estudantes. A primeira categoria: “Percepções sobre problemas socioambientais” admitiu quatro subcategorias: “Problemas gerais”; “Problemas relacionados à atividade empresarial”; “Consequências dos problemas” e “Necessidade de buscar soluções”. A segunda categoria: “Noções de EAE crítica e reflexiva” abarcou duas subcategorias: “Reconhecimento de situações cotidianas” e “Desenvolvimento de um posicionamento crítico”. A terceira categoria: “Propostas de soluções para os problemas socioambientais” acomodou duas subcategorias: “Contribuições da ciência e tecnologia” e “Atitudes empreendedoras sustentáveis”. A análise e a interpretação dos excertos dos estudantes nas categorias e subcategorias se deram a partir da teoria da dimensão didático-pedagógica das interações, estruturada pelo processo de codificação – problematização – descodificação. A apresentação dos projetos pelos grupos em uma feira permitiu visualizar os resultados finais da proposta didáticopedagógica. Percebemos que o ensino problematizador, preconizado pelos pressupostos teóricos da EAE e da CTSA, possibilitaram o desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão responsável e cidadã dos estudantes para o planejamento e modelagem de negócios sustentáveis. Tais resultados também legitimaram os Três Momentos Pedagógicos como um recurso metodológico de ensino de caráter dialógico, direcionado a conscientização dos sujeitos, que, em consonância com os ensinamentos freireanos, foram desenvolvendo sua autonomia para refletir criticamente sobre as possibilidades de agir sob a ótica do novo modo aprendido.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4.221KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCiência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Dinâmica das interações. Educação Ambiental Emancipatória. Ensino de Empreendedorismo Sustentável. Três Momentos Pedagógicos.pt_BR
Título: dc.titleEmpreendedorismo Sustentável: uma proposta didático-pedagógica na perspectiva da EAE e CTSA mediante os Três Momentos Pedagógicospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons