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JORNADA DE ESTUDOS DESIGN THINKING APLICADO AO ENSINO JURÍDICO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio-
Autor(es): dc.contributor.authorLeite, Danieli Aparecida Cristina-
Autor(es): dc.contributor.authorPassos, Marinez Meneghello-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-07T03:32:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-07T03:32:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-06-
identificador: dc.identifier.otherAbertura: “Jornada de Estudos Design Thinking aplicado ao Ensino Jurídico”-
identificador: dc.identifier.otherApresentação da “Jornada de Estudos Design Thinking aplicado ao Ensino Jurídico”-
identificador: dc.identifier.otherAula 01: Tradicionalismo no Ensino Jurídico-
identificador: dc.identifier.otherAula 02: Design Thinking-
identificador: dc.identifier.otherAula 03: Etapas do Design Thinking-
identificador: dc.identifier.otherAula 04: Simulação de uma oficina de Design Thinking no curso de Direito-
identificador: dc.identifier.otherEncerramento da “Jornada de Estudos Design Thinking aplicada ao Ensino Jurídico”-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586316-
Resumo: dc.description.abstractEsta produção técnica educacional trata-se de uma Jornada de Estudos, denominada “Jornada de Estudos Design Thinking aplicado ao Ensino Jurídico”, composta por uma sequência de videoaulas, que compõem a Dissertação de Mestrado intitulada “O Design Thinking no Ensino Jurídico: percepções de estudantes de um curso de Direito e de professores”, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio. A intenção dessa Jornada de Estudos é explicitar a viabilidade da abordagem Design Thinking aplicada ao Ensino Jurídico, a fim de proporcionar um ensino mais humanizado e inclusivo, com foco nas pessoas e nas soluções direcionadas a elas, considerando os alunos envolvidos no processo e as pessoas que podem ser atingidas, seja pelas soluções prototipadas nas oficinas de Design Thinking aplicadas em sala de aula, seja pelos reflexos que os estudantes envolvidos permitirão, por meio de uma formação mais dinâmica e também humanizada. A aplicação da abordagem Design Thinking no Ensino Jurídico, trata-se, segundo nossos levantamentos, de algo novo, nesta área de conhecimento, considerando que ainda há pouquíssimas pesquisas e materiais bibliográficos a respeito. No entanto, a escolha se deu por considerar que há uma necessidade premente de se opor à massificação das abordagens de ensino, de forma a permitir que os alunos tenham voz e expressão durante essas práticas, e que eles também contribuam para o processo de ensino-aprendizagem, além de dinamizar o Ensino Jurídico atual, a fim de tornar o Direito mais acessível e o ensino inovativo, interativo e que valorize o indivíduo que está sendo alvo da demanda. Nessa perspectiva foi desenvolvida uma produção técnica educacional, composta por mídias educacionais, no formato de videoaulas intitulada “Jornada de Estudos Design Thinking aplicado ao Ensino Jurídico”, envolvendo as diversas etapas da abordagem, além da simulação de uma oficina de Design Thinking, a fim de responder à pergunta deflagradora, que questiona a viabilidade dessa abordagem no Ensino Jurídico. Deste modo, esta produção técnica educacional está dividida em dois capítulos, sendo que o Capítulo 1 se refere à Fundamentação Teórico-Metodológica, em que é destinado a tratar especificamente sobre o Design Thinking aplicado ao Ensino Jurídico, apresentando uma interface entre educação, tecnologia e direito, o conceito de Design Thinking, sua aplicabilidade na educação e suas etapas. É neste capítulo que o leitor vislumbra a abordagem como técnica a ser trabalhada por meio de oficinas. Já o capítulo 2 apresenta a Produção Técnica Educacional, denominada “Jornada de Estudos Design Thinking aplicado ao Ensino Jurídico”, em que é demonstrada a sua estrutura a partir de uma sequência de videoaulas que aborda o tema. Na continuidade, iniciamos a apresentação desta produção técnica educacional, e esperamos que essa produção possa contribuir com a disseminação de abordagens de ensino inovadoras para o Ensino Jurídico, em especial do Design Thinking, oportunizando um ensino dinâmico e voltado para as soluções, em que o ser humano seja o centro do processo.-
Tamanho: dc.format.extent6 horas e 20 minutos-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeMP4-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacional. Design Thinking. Ensino Jurídico. Inovação.-
Título: dc.titleJORNADA DE ESTUDOS DESIGN THINKING APLICADO AO ENSINO JURÍDICO-
Tipo de arquivo: dc.typevídeo-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestrado-
Aparece nas coleções:Ensino