Podcast EduTec - "Tecnologias e Ensino, Pesquisa e Extensão em Debate”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorARBEX, Quéren dos Passos Freire-
Autor(es): dc.contributor.authorARAÚJO, Cláudia Helena dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-10T17:53:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-10T17:53:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://ipodcast.com.br/-
identificador: dc.identifier.otherPodcast EduTec “Tecnologias e Ensino, Pesquisa e Extensão em Debate”pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586310-
Resumo: dc.description.abstractEsta publicação é uma transcrição em formato de roteiro narrativo da primeira série de quatro episódios do Podcast EduTec, com o tema “Tecnologias e Ensino, Pesquisa e Extensão em Debate”. Esse roteiro é fruto de um trabalho de pesquisa intitulado “Tecnologias na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Goiás”, desenvolvido no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ofertado pela Rede Federal no período de 2018-2020. Para a produção de cada episódio, foram convidados pesquisadores, docentes e profissionais com conhecimento sobre as relações entre a Tecnologia e a Educação Profissional e Tecnológica na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão (EPE) e que atuam nas práticas educativas de gestão e pedagógicas do Instituto Federal de Goiás (IFG). O Podcast EduTec, além de estar disponível gratuitamente em plataformas de mídia para audição, como o Portal EduCapes, iPodcast, Spotify e Sticher, foi transformado em roteiro narrativo para leitura e acesso público. Esta primeira série de episódios tratou das relações entre a Tecnologia e a Educação Profissional e Tecnológica no contexto das práticas educativas da tríade Ensino, Pesquisa e Extensão do IFG. O debate presente nas entrevistas convida a todos os pesquisadores, docentes, servidores técnico-adminsitrativos em educação e demais interessados a refletirem e ressignificarem as concepções e usos das tecnologias nas práticas educativas de gestão e pedagógicas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica ofertada nos Institutos Federais. A série de Podcasts EduTec e a dissertação de mestrado visam ainda promover o diálogo sobre questões relacionadas às bases conceituais que fundamentam o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica da Rede Federal, tratando da historicidade dos Institutos Federais, da formação para o mundo do trabalho, da educação politécnica, da concepção de educação tecnológica e seu diálogo com a filosofia da tecnologia, a relação dialógica e interdisciplinar da Educação Profissional e Tecnológica com a Tecnologia e a contribuição da Teoria Crítica da Tecnologia, de Andrew Feenberg, para repensar e ressignificar criticamente as práticas educativas quanto à concepção e uso das tecnologias na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão para uma ação transformadora. Os Podcasts EduTec foram gravados no contexto da pandemia de Covid-19, em plataformas de reunião online, em respeito aos protocolos de segurança e para preservar a saúde dos participantes.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Tecnologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino, Pesquisa e Extensãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPodcast EduTecpt_BR
Título: dc.titlePodcast EduTec - "Tecnologias e Ensino, Pesquisa e Extensão em Debate”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeáudiopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
Aparece nas coleções:Áudios

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons