Xadrez e educação física: Uma jogada possível

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCruz, Matheus-
Autor(es): dc.contributor.authorVianna, José Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-10T17:28:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-10T17:28:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-10-
identificador: dc.identifier.otherXadrez e Educação Física: Uma jogada possívelpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586309-
Resumo: dc.description.abstractO presente produto advém de um projeto de pesquisa que foi desenvolvido durante o Programa de Pós-Graduação de Ensino e Educação Básica CAp- UERJ (PPGEB- CAp UERJ). A pesquisa realizada durante o período compreendido entre 2018 e 2020 buscou verificar as possíveis contribuições da prática do xadrez para o desempenho da orientação espacial de crianças matriculadas regularmente no primeiro segmento do ensino fundamental. Como parte complementar do estudo realizado, optou-se por realizar esta apostila com atividades didático-pedagógicas que aproximam a prática do xadrez sobre diferentes perspectivas para as aulas de educação física escolar. As atividades que serão mostradas nesta produção são advindas de um importante projeto da Secretaria Municipal de Ensino do Rio de Janeiro (SME- RJ), conhecido como Heróis do Tabuleiro. Este projeto é responsável pelo treinamento e capacitação de professores de educação física que atendem crianças e jovens com idades entre 7 a 15 anos do primeiro e segundo segmentos do ensino fundamental. Este projeto foi iniciado em 2005 na SME- RJ e atendia escolas da 7ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio de Janeiro (CRE- RJ). Atualmente o projeto se estende pelas diferentes CRES atendendo mais de 32.000 crianças em 96 escolas municipais. Esta produção é advinda da parceria realizada com o Heróis do tabuleiro e com a professora líder e organizadora do projeto Fátima Bispo. Nesta apostila o leitor irá se deparar primeiramente com uma breve contextualização teórica que descreve as possíveis associações da educação física escolar com a prática do xadrez, seguida posteriormente por 32 propostas de atividades que podem ser reproduzidas ou adaptadas para o universo escolar. Esta produção busca incentivar a elaboração de propostas por parte de professores de educação física que integram a prática de atividades com o uso do xadrez dentro do ambiente das aulas de educação física escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent826 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectXadrezpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLateralidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Físicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho motorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOrientação espacialpt_BR
Título: dc.titleXadrez e educação física: Uma jogada possívelpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica CAp -UERJpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineÁrea de Ensino - PGCAPESpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons