Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cruz, Matheus | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vianna, José Antonio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-10T17:28:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-10T17:28:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Xadrez e Educação Física: Uma jogada possível | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586309 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente produto advém de um projeto de pesquisa que foi desenvolvido durante o Programa de Pós-Graduação de Ensino e Educação Básica CAp- UERJ (PPGEB- CAp UERJ). A pesquisa realizada durante o período compreendido entre 2018 e 2020 buscou verificar as possíveis contribuições da prática do xadrez para o desempenho da orientação espacial de crianças matriculadas regularmente no primeiro segmento do ensino fundamental. Como parte complementar do estudo realizado, optou-se por realizar esta apostila com atividades didático-pedagógicas que aproximam a prática do xadrez sobre diferentes perspectivas para as aulas de educação física escolar. As atividades que serão mostradas nesta produção são advindas de um importante projeto da Secretaria Municipal de Ensino do Rio de Janeiro (SME- RJ), conhecido como Heróis do Tabuleiro. Este projeto é responsável pelo treinamento e capacitação de professores de educação física que atendem crianças e jovens com idades entre 7 a 15 anos do primeiro e segundo segmentos do ensino fundamental. Este projeto foi iniciado em 2005 na SME- RJ e atendia escolas da 7ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio de Janeiro (CRE- RJ). Atualmente o projeto se estende pelas diferentes CRES atendendo mais de 32.000 crianças em 96 escolas municipais. Esta produção é advinda da parceria realizada com o Heróis do tabuleiro e com a professora líder e organizadora do projeto Fátima Bispo. Nesta apostila o leitor irá se deparar primeiramente com uma breve contextualização teórica que descreve as possíveis associações da educação física escolar com a prática do xadrez, seguida posteriormente por 32 propostas de atividades que podem ser reproduzidas ou adaptadas para o universo escolar. Esta produção busca incentivar a elaboração de propostas por parte de professores de educação física que integram a prática de atividades com o uso do xadrez dentro do ambiente das aulas de educação física escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 826 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Xadrez | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lateralidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho motor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Orientação espacial | pt_BR |
Título: dc.title | Xadrez e educação física: Uma jogada possível | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica CAp -UERJ | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Área de Ensino - PGCAPES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
eBook Xadrez.pdf | 825,53 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586309/2/eBook Xadrez.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons