
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina - UEL | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Marcela de Fátima Vila, Fabiele Cristiane Dias Broietti | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-04T13:13:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-04T13:13:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ProdutoEducacionalMFV | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586186 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Criar pontes entre a prática e o ensino teórico tornou-se uma oportunidade a este trabalho, do qual objetivou promover conceitos químicos e biológicos de pH do solo, por meio da metodologia de Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), visando desenvolver atributos para uma Alfabetização Científica e Técnica (ACT) sobre o tema Calagem. A metodologia IIR para o desenvolvimento da ACT é uma proposta do filósofo Gérard Fourez, que tem como base de direcionamento ações de negociação e o desenvolvimento de habilidades para a efetivação de atributos de autonomia, comunicação e domínio. Atendendo a esses conceitos, foi elaborada essa sequência de aulas, uma IIR dividida em oito etapas, organizadas para vinte oito aulas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 8,47 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | doc | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização Científica e Técnica. Ilha de Racionalidade. Interdisciplinaridade. Escola do Campo. Sequência Didática. | pt_BR |
| Título: dc.title | Calagem e pH do solo: uma proposta IIR para o Ensino Médio | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional - Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ProdutoEducacionalMFV.doc | 8,68 MB | Microsoft Word | /bitstream/capes/586186/2/ProdutoEducacionalMFV.docDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons