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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nunes, Priscila Spindler Corrêa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-04T17:35:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-04T17:35:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Priscila Spindler C. Nunes final.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586153 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa investiga modos e possibilidades de construir um currículo de História com disposição antinormativa. A disposição antinormativa vem das leituras e teorizações queer, em particular aquelas que problematizam o conceito de norma. O currículo antinormativo é o que explora as fissuras e as entrelinhas do currículo tradicional. Foram escolhidos gênero e sexualidade como marcadores para ajudar a pensar e produzir um ensino de História com essa disposição. Dessa forma, a pesquisa opera com a análise dos conceitos de heteronormatividade e cisnormatividade, trabalhando com as teorizações queer, ou um pensar queer, que envolvem constante questionamento da norma em torno do currículo e da escola. Esta investigação é feita a partir de um questionário realizado com alunes trans*, não-binárias e LGBQIA+ do coletivo TransENEM de Porto Alegre, relatando suas trajetórias escolares. Assim como, das observações realizadas na assembleia, aula inaugural e formação de professores do mesmo coletivo. Ainda, a pesquisa analisa as experiências em sala de aula dessa professora-observadora-pesquisadora. As experiências desses/as estudantes auxilia na abordagem de gênero e sexualidade nas aulas de História, com o objetivo de entender o que o ensino de História pode fazer para que esses/as estudantes sintam-se pertencentes e representados/as nas aulas e para que a escola seja um ambiente em que as/os alunas/os trans* possam estar sem que isso seja um sofrimento. E, da mesma forma, para que alunos/as cisgêneros/as saibam que existem outras representações de feminilidades e masculinidades, convivendo de maneira respeitosa com seus/as demais colegas. A pesquisa se utiliza de vários instrumentos conceituais para subsidiar as propostas de um currículo com disposição antinormativa para serem usadas nas aulas de História da educação básica, aproximando, assim, o currículo de História de uma educação em e para os Direitos Humanos, pois se identifica com os princípios da dignidade humana, a igualdade de direitos, o reconhecimento e a valorização das diferenças e das diversidades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,51 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Currículo antinormativo; Transexualidade, Pedagogia queer. | pt_BR |
Título: dc.title | Gênero e sexualidade nas aulas de História: composições para um currículo antinormativo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Programa de Pós Graduação em Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação Priscila Spindler C. Nunes final.pdf | 2.58 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586153/2/Dissertação Priscila Spindler C. Nunes final.pdfDownload |
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