PERFORMANCE DOCENTE NO ENSINO DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCunha, Flávio Teixeira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-03T14:39:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-03T14:39:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherFLÁVIOCUNHAPROFHISTÓRIAUFSCpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586110-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação, cujo tema é a performance docente no ensino de História, tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa desenvolvida a partir da análise de uma performance realizada em turmas de terceiro ano do Ensino Médio, em duas escolas da rede pública de ensino na capital catarinense, Florianópolis. A pesquisa se desenvolveu em uma perspectiva autorreflexiva, na qual o pesquisador é ao mesmo tempo objeto da pesquisa e sujeito investigado, pois intervenções pedagógicas baseadas em personagens fazem parte da minha prática docente, em que utilizo elementos de teatro para compor as aulas, que envolvem dramatização e performance. Objetivou-se, assim, desenvolver subsídios teóricos e metodológicos capazes de rever, ressignificar e compreender melhor as relações entre os saberes escolares e os saberes docentes, considerando-se que a experiência pessoal assume papel de destaque nestas relações. Procurou-se também analisar o potencial de uma intervenção performática baseada em suas possibilidades de impactar os/as estudantes. A intervenção performática, objeto do presente estudo tem como pano de fundo o ensino do Holocausto, um tema sensível e controverso na historiografia, que se torna cada vez mais relevante em tempos de intolerância, preconceito e negacionismo. Deste modo, a escolha por esta prática docente associada ao recorte histórico abordado, tem ainda como objetivo sensibilizar os/as estudantes e despertar neles/as o sentimento de empatia com o outro, oportunizando uma experiência que seja, a mesmo tempo, ética e estética. Consideramos que a performance docente tem o potencial de fazer com que a sala de aula se transforme em um espaço que propicie aos alunos e alunas experienciar o passado, de modo a serem sensibilizados por este passado, possibilitando, assim, aprendizagens significativas por parte dos/as estudantes. Por último, descrevi os caminhos percorridos para a construção do personagem, um dos focos da performance, objetivando-se demonstrar o potencial da busca por fontes biográficas para a construção de personagens históricos como parte significativa na composição de performances docentes.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Ensino de História; Saberes históricos no espaço escolar; Mediação didática; Performance docente; Ensino do Holocausto.pt_BR
Título: dc.titlePERFORMANCE DOCENTE NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons