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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Edmar da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-02T18:37:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-02T18:37:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDMARDASILVAPROFHISTORIAUEM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586084 | - |
Resumo: dc.description.abstract | “Histórias importam, muitas histórias importam” essa é uma fala da literata nigeriana Chimamanda Adichie alertando para os perigos de se construir histórias únicas. Para Adichie, o ponto de vista único cria estereótipos que são incompletos e, muitas vezes, configuram-se somente como possibilidade única de existência. A partir do olhar da literata, é possível pressupor que a desconstrução das narrativas únicas sobre as populações negras, seja em Áfricas ou no Brasil, é uma ação fundamental no processo de visibilidade dessas identidades permeadas por estereótipos e preconceitos construídos historicamente. Tendo isso em vista, essa dissertação tem por objetivo problematizar como os intelectuais que publicam na Revista da ABPN discutem o ensino de história da África. Para isso, foram mapeados os artigos publicados na referida revista de 2010 a 2018, com intuito de responder a seguinte questão norteadora: quais são os temas, problemas e procedimentos sugeridos para o ensino de história da África pelos intelectuais negros/as e antirracistas que publicam na Revista da ABPN? No decorrer, o trabalho discute como se deu a produção sobre a história da população negra no Brasil e sua ancestralidade africana, assim como, os processos de invisibilidade da história e cultura africana na historiografia brasileira e no ensino de história. A constituição da ABPN aparece como espaço de conhecimento afrorreferenciado, aproveitando para apresentar as estratégias que essa associação utiliza para divulgação da história e cultura negra, como congressos, publicações de livros e a própria revista onde estão as fontes dessa pesquisa. Por fim, os 36 textos mapeados são organizados em dois quadros, um que trata do continente africano e suas relações internas antes das chegadas dos europeus e o outro sobre a população afrodiaspórica no Brasil. A análise de cada texto permite demonstrar os principais temas, problemas e procedimentos contidos no mesmo. No final, o trabalho apresenta um roteiro didático afrorreferenciado com base nos textos analisados no capítulo três e quatro, sistematizando as principais contribuições das fontes da pesquisa para a efetivação da Lei 10.639/2003 e a construção de uma educação que valorize ancestralidade da população negra no Brasil. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.574 KG | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História da África | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Populações Afrodiaspóricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Intelectuais Negros/as e Antirracistas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Revista da ABPN | pt_BR |
Título: dc.title | A HISTÓRIA DA ÀFRICA E AFRO-DIASPÓRICA NO BRASIL NARRADA NA REVISTA DA ABPN: TEMAS, PROBLEMAS E PROCEDIMENTOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Porfhistoria | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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EDMARDASILVAPROFHISTORIAUEM.pdf | dissertação profhistoria | 1,57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586084/2/EDMARDASILVAPROFHISTORIAUEM.pdfDownload |
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