A HISTÓRIA DA ÀFRICA E AFRO-DIASPÓRICA NO BRASIL NARRADA NA REVISTA DA ABPN: TEMAS, PROBLEMAS E PROCEDIMENTOS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Maringápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Edmar da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-02T18:37:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-02T18:37:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-31-
identificador: dc.identifier.otherEDMARDASILVAPROFHISTORIAUEMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586084-
Resumo: dc.description.abstract“Histórias importam, muitas histórias importam” essa é uma fala da literata nigeriana Chimamanda Adichie alertando para os perigos de se construir histórias únicas. Para Adichie, o ponto de vista único cria estereótipos que são incompletos e, muitas vezes, configuram-se somente como possibilidade única de existência. A partir do olhar da literata, é possível pressupor que a desconstrução das narrativas únicas sobre as populações negras, seja em Áfricas ou no Brasil, é uma ação fundamental no processo de visibilidade dessas identidades permeadas por estereótipos e preconceitos construídos historicamente. Tendo isso em vista, essa dissertação tem por objetivo problematizar como os intelectuais que publicam na Revista da ABPN discutem o ensino de história da África. Para isso, foram mapeados os artigos publicados na referida revista de 2010 a 2018, com intuito de responder a seguinte questão norteadora: quais são os temas, problemas e procedimentos sugeridos para o ensino de história da África pelos intelectuais negros/as e antirracistas que publicam na Revista da ABPN? No decorrer, o trabalho discute como se deu a produção sobre a história da população negra no Brasil e sua ancestralidade africana, assim como, os processos de invisibilidade da história e cultura africana na historiografia brasileira e no ensino de história. A constituição da ABPN aparece como espaço de conhecimento afrorreferenciado, aproveitando para apresentar as estratégias que essa associação utiliza para divulgação da história e cultura negra, como congressos, publicações de livros e a própria revista onde estão as fontes dessa pesquisa. Por fim, os 36 textos mapeados são organizados em dois quadros, um que trata do continente africano e suas relações internas antes das chegadas dos europeus e o outro sobre a população afrodiaspórica no Brasil. A análise de cada texto permite demonstrar os principais temas, problemas e procedimentos contidos no mesmo. No final, o trabalho apresenta um roteiro didático afrorreferenciado com base nos textos analisados no capítulo três e quatro, sistematizando as principais contribuições das fontes da pesquisa para a efetivação da Lei 10.639/2003 e a construção de uma educação que valorize ancestralidade da população negra no Brasil.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.574 KGpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História da Áfricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPopulações Afrodiaspóricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntelectuais Negros/as e Antirracistaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRevista da ABPNpt_BR
Título: dc.titleA HISTÓRIA DA ÀFRICA E AFRO-DIASPÓRICA NO BRASIL NARRADA NA REVISTA DA ABPN: TEMAS, PROBLEMAS E PROCEDIMENTOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePorfhistoriapt_BR
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