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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | MATULLE, LUCIANO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | MARTINS, MÁRCIO ANDRÉ | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-29T22:34:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-29T22:34:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-27 | - |
| identificador: dc.identifier.other | GUIA DIDÁTICO | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586061 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este caderno é destinado a professores da Educação Básica que trabalham o conteúdo de proporcionalidade. O material produzido surgiu a partir de uma implementação realizada em um colégio da rede pública de ensino do Estado do Paraná. Esta pesquisa fez parte do trabalho de conclusão do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, da Universidade Estadual do Centro – UNICENTRO –, desenvolvido pelo Professor Luciano Matulle, sob orientação da Prof. Dr. Márcio André Martins. Este trabalho está situado no contexto do ensino de Matemática, em específico na aprendizagem de proporcionalidade e visa contribuir com alternativas metodológicas para o ensino deste assunto ao apresentar uma alternativa para a prática docente, sob o olhar da Resolução de Problemas − RP e da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud TCC. As atividades propostas dividem-se em três momentos: antes (Preparação do Problema), durante (Resolução do Problema) e depois (Plenária e Formalização), conforme a sistemática adotada por Onuchic e Allevato (2014). Nesta abordagem, os problemas são propostos aos estudantes antes que lhes seja apresentado formalmente o conteúdo matemático. O ponto de partida das atividades matemáticas deixa de ser a definição e passa a ser o problema, chamado de problema gerador (ONUCHIC; ALLEVATO, 2005). Ao receber o problema, cada estudante faz a leitura individual e, em seguida, reunem-se em pequenos grupos para resolvê-lo. Durante a resolução, o professor deve acompanhar, motivar, estimular e observar, certificando-se de que todos estejam envolvidos. No terceiro momento, pede-se aos estudantes que registrem suas resoluções na lousa e socializem suas estratégias. O professor conduz a um debate, visando a um consenso sobre o resultado correto. Após estas etapas é que ocorre a formalização dos novos conceitos e conteúdos. Nesta concepção adotada para a resolução de problemas, aumenta-se a dinamicidade das aulas e foge-se das práticas tradicionais de abordagem do conteúdo. Assim, é possível tirar o estudante de sua tradicional postura passiva em sala de aula, para levá-lo a uma postura ativa e interessada (ONUCHIC; ALLEVATO, 2005). Passa-se, então, a considerar um panorama em que o estudante é agente e protagonista do seu aprendizado, e com isso o trabalho do professor assume novas dimensões. Entre elas, o papel de organizar a aprendizagem e de conhecer as dificuldades e potencialidades cognitivas do seu alunado. “Conhecer os obstáculos envolvidos no processo de construção de conceitos é de grande utilidade para que o professor compreenda melhor alguns aspectos da aprendizagem dos alunos” (BRASIL, 1997, p. 30). Neste sentido, para Zanela e Barros (2014), a Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud se apresenta como uma base teórica a ser evocada durante o processo de ensino e aprendizagem de Matemática, pois fornece subsídios ao professor para diagnosticar a aprendizagem e as dificuldades dos estudantes. Compreender suas produções requer sobretudo uma aliança epistemológica-metodológica, coerente com a forma de pensar a prática docente. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 870 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Resolução de Problemas | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria dos Campos Conceituais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Proporcionalidade | pt_BR |
| Título: dc.title | GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PROPORCIONALIDADE SOB A LUZ DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
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| Produto_educacional_Luciano_Imprimir.pdf | 849,52 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586061/2/Produto_educacional_Luciano_Imprimir.pdfDownload |
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