A PRESENÇA DE POVOS INDÍGENAS CHIQUITANO, BORORO, GUATÓ E GUANÁ EM VILA MARIA DO PARAGUAI E SÃO LUIZ DE CÁCERES (1778-1874): UMA ABORDAGEM DE TEMÁTICA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Mato Grosso - Unematpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, LUCIANA MARTINEZ DE OLIVEIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-01-29T20:47:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-01-29T20:47:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Mestradopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586059-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória, estuda a presença dos povos indígenas Chiquitano, Bororo, Guató e Guaná durante o povoamento de Vila Maria do Paraguai, em 1778, até o momento de sua elevação como cidade para São Luiz de Cáceres em 1874, (atual Cáceres/MT). Neste estudo objetivou-se a identificar a participação desses povos indígenas no cotidiano de Vila Maria e São Luiz de Cáceres, abordando relações históricas e culturais do contato entre aqueles povos indígenas e não indígenas durante e depois da colonização portuguesa. Desse estudo, desenvolveu-se um Site Didático para apoiar professores de História e da Educação Básica para abordarem as temáticas indígenas e a implementação do Decreto de Lei n.o 11.645/08. O nosso referencial teórico-metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica baseada em dissertações e teses acadêmicas; relatos de viagens e pesquisas bibliográficas que abordaram sobre os referidos povos indígenas em Mato Grosso durante os séculos XVII e XIX, ao que analisamos de modo particular a presença desses povos indígenas em Vila Maria e São Luiz de Cáceres, em conexão com as discussões do campo da História Indígena, Ensino de História e História Local. Consideramos que esta produção acrescenta aos estudos, da temática indígena por meio de fragmentos da história e culturas desses povos num contexto de colonização. Além de contribuir com o produto pedagógico digital no fazer pedagógico do professor, possibilitando novos olhares sobre os remanescentes indígenas que habitam a cidade de Cáceres e regiões circunvizinhas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistória, Temática Indígena, Mato Grosso, Lei n.o 11.645/08, Site Didático.pt_BR
Título: dc.titleA PRESENÇA DE POVOS INDÍGENAS CHIQUITANO, BORORO, GUATÓ E GUANÁ EM VILA MARIA DO PARAGUAI E SÃO LUIZ DE CÁCERES (1778-1874): UMA ABORDAGEM DE TEMÁTICA INDÍGENA NA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Históriapt_BR
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