POLITICAS PÚBLICAS: INCLUSÃO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE JACOBINA- BAHIA.

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Autor(es): dc.contributorUFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRESSURREIÇÃO, ANTONIO-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, RIVALDA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-01-29T17:11:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-01-29T17:11:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-12-
identificador: dc.identifier.otherPOLITICAS PÚBLICAS: INCLUSÃO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE JACOBINA- BAHIA.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586056-
Resumo: dc.description.abstractNas escolas públicas brasileiras é observado um número irrisório de alunos com algum tipo de deficiência frequentando a classe regular de ensino. Este fato nos leva a reconhecer que a educação inclusiva está longe de ser uma tarefa fácil de ser resolvida, mesmo com algum empenho de instituições, familiares e comunidade em geral. O objetivo desta pesquisa foi estudar como acontece a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais no ensino regular, tendo como objeto de labor duas escolas públicas do município de Jacobina- Bahia. Para tal, levantou-se a formação técnica disponibilizada aos docentes, as dificuldades por eles enfrentadas no seu cotidiano escolar e as estratégias de interação do aluno “especial" com os demais alunos na sala de aula. Pesquisa de natureza qualitativa interpretativa foi desenvolvida em duas fases. Na primeira, exploratória, visou delimitar o estudo e buscar referencial teórico. Na segunda, caracterizada pelo trabalho de campo, foram realizadas entrevistas com profissionais que versam sobre a temática para melhor compreender a caminhada do projeto inclusivo, visando levantar dados e informações sobre os aspectos educacionais que norteiam a inclusão de pessoas portadora de algum tipo de deficiência, como interagem as partes interessadas e as estratégias para assegurar que os alunos tenham seus direitos atendidos e suas diferenças e singularidades respeitadas. Os resultados indicaram que muito precisa ser feito para que ocorra, efetivamente, a inclusão dos Portadores de Necessidade Especiais no ensino regular, pois é necessária uma infraestrutura adequada e um corpo docente qualificado, condições diretamente relacionadas com investimentos governamentais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent252 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão. Diversidade. Políticas Públicaspt_BR
Título: dc.titlePOLITICAS PÚBLICAS: INCLUSÃO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE JACOBINA- BAHIA.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMBA EM GESTÃO PÚBLICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOpt_BR
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