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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RESSURREIÇÃO, ANTONIO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, RIVALDA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-29T17:11:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-29T17:11:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-02-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | POLITICAS PÚBLICAS: INCLUSÃO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE JACOBINA- BAHIA. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586056 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nas escolas públicas brasileiras é observado um número irrisório de alunos com algum tipo de deficiência frequentando a classe regular de ensino. Este fato nos leva a reconhecer que a educação inclusiva está longe de ser uma tarefa fácil de ser resolvida, mesmo com algum empenho de instituições, familiares e comunidade em geral. O objetivo desta pesquisa foi estudar como acontece a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais no ensino regular, tendo como objeto de labor duas escolas públicas do município de Jacobina- Bahia. Para tal, levantou-se a formação técnica disponibilizada aos docentes, as dificuldades por eles enfrentadas no seu cotidiano escolar e as estratégias de interação do aluno “especial" com os demais alunos na sala de aula. Pesquisa de natureza qualitativa interpretativa foi desenvolvida em duas fases. Na primeira, exploratória, visou delimitar o estudo e buscar referencial teórico. Na segunda, caracterizada pelo trabalho de campo, foram realizadas entrevistas com profissionais que versam sobre a temática para melhor compreender a caminhada do projeto inclusivo, visando levantar dados e informações sobre os aspectos educacionais que norteiam a inclusão de pessoas portadora de algum tipo de deficiência, como interagem as partes interessadas e as estratégias para assegurar que os alunos tenham seus direitos atendidos e suas diferenças e singularidades respeitadas. Os resultados indicaram que muito precisa ser feito para que ocorra, efetivamente, a inclusão dos Portadores de Necessidade Especiais no ensino regular, pois é necessária uma infraestrutura adequada e um corpo docente qualificado, condições diretamente relacionadas com investimentos governamentais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 252 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão. Diversidade. Políticas Públicas | pt_BR |
Título: dc.title | POLITICAS PÚBLICAS: INCLUSÃO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE JACOBINA- BAHIA. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MBA EM GESTÃO PÚBLICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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