Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RIBEIRO, LÉIA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-29T17:24:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-29T17:24:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.teartexto.com.br/ | - |
identificador: dc.identifier.other | TEAR TEXTO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586039 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional em forma de site apresenta, por meio de uma pesquisa-ação, os resultados de uma investigação sobre minha própria prática, desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu do CEPAE/UFG, entre os anos de 2018 a 2020, cujo produto final é a dissertação “ LEITURA DE POESIA E DE CANÇÃO: Lúdico e musicalização na formação do leitor em sala de aula”. Dessa forma, na pesquisa-ação procuro planejar uma melhora da prática, agir para implantar essa melhora planejada, monitorando e descrevendo os efeitos da ação e avaliando continuamente os resultados da ação investigada, onde analiso e compartilho minhas práticas e experiências em sala de aula. A pesquisa e a preparação das aulas foram inspiradas, principalmente, na poesia de Cecília Meireles e nas canções da Palavra Cantada. A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante, das descrições e reflexões do diário de campo, das produções escritas dos alunos em relação às atividades aplicadas e recolhidas durante a intervenção e de áudios e vídeos gravados no decorrer do ano de 2019. Para a intervenção pedagógica, elaborei 16 planos de ensino, onde foram aplicadas 37 aulas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Artes com média de 60 minutos cada encontro, além de realizar o 1º Sarau poético e algumas oficinas com os alunos de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Município de Goiânia, onde exploramos a poesia e sua musicalidade na obra de Cecília Meireles e a canção poética da Palavra Cantada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | SEM TAMANHO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | LINK | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Canção. Cecília Meireles. Leitura. Palavra Cantada. Poesia. | pt_BR |
Título: dc.title | TEAR TEXTO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | portal | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRODUTO FINAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons