Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal da Paraíba | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Epaminondas, Débora Lins | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Medeiros, José Washington de Morais | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-28T22:03:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-28T22:03:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://onedrive.live.com/?authkey=%21ALu1rsgk%5FfRl26U&cid=A9B04768C1432D1D&id=A9B04768C1432D1D%21552&parId=A9B04768C1432D1D%21196&o=OneUp | - |
identificador: dc.identifier.other | SD_Desatando nós, atando laços_sequência didática sobre o sistema sexo-gênero para o ensino de História | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586018 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Objetiva auxiliar o planejamento docente no ensino de História sobre o sistema sexo-gênero. O intuito é fomentar, em sala de aula do Ensino Médio (3º ano), aprendizagens reflexivo-críticas sobre gênero e sexualidade, e suas construções/manifestações sociohistóricas e subjetivoculturais. A sequência didática (SD) está dividida em duas unidades: a primeira corresponde à sexualidade, e a segunda atina-se ao gênero. Cada unidade constitui-se por três momentos didático-pedagógicos em sala de aula que, ao todo, computam 11 (onze) aulas de 50 minutos cada. A SD incita processos educativos interativos que, por meio de metodologias ativas, dinamizam as ações e propiciam vigor para a reflexão e o debate sobre os temas em tela. Além disso, emprega diferentes recursos, tais como: plataformas digitais, hiperlinks, textos, audiovisual (documentário), iconografias (imagens), história em quadrinhos – HQ etc. Contém aportes teóricos como subsídios para o planejamento docente, indica leituras, atividades e avaliação para os/as discentes. Os eixos conteudísticos foram escolhidos a partir das lacunas e/ou do silenciamento encontrados em livros didáticos de História sobre a questão, resultados aos quais a pesquisa anterior à SD constatou. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 88,2 MB (92.587.381 bytes) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero e sexualidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. | pt_BR |
Título: dc.title | “DESATANDO NÓS, ATANDO LAÇOS”: SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O SISTEMA SEXO-GÊNERO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons