Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI Puerto Rico (UNINI) | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Moisés Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-27T20:49:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-27T20:49:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Appris_suporte_CAPES_Livro EC | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586000 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A dissertação de mestrado do autor cujo título “Psicomotricidade: motricidade fina na formação de professores”, gerou este livro cujo título Emoções cognoscentes apresenta o princípio walloniano da alternância das chaves que podem desencadear a estabilidade ou a falta dela na relação entre inteligência (cognição), motricidade (movimentos e representações corpóreas) e afetividade (emoções), chamadas aqui de tríade. Essas chaves são a afetividade e a motricidade. A alternância entre elas propõe que ora as emoções podem ser boas ou ruins, ora os movimentos e expressões podem interagir com o meio de forma positiva ou negativa. Contudo apresentamos, aqui, a dimensão afetiva como a chave que tem prioridade para iniciar uma relação com resultados bons e, também, uma relação que traga resultados ruins; portanto, qualquer que seja o resultado a iniciativa para o inter-relacionamento da tríade parte prioritariamente das emoções contidas na dimensão afetiva. Como recorte escolhemos estudar sobre a motricidade fina com vista nos avanços da neurociência para apresentar neste livro uma visão morfológica funcional dos sistemas wallonianos sabendo ser impossível esgotar a imensidão do campo psicomotor. Também apresentamos uma discussão sobre a percepção que os professores têm da relevância desse conhecimento para a formação integral de seus alunos. Embora este livro priorize referências mais atualizadas e direcionadas à formação de professores, ele não descarta princípios consagrados. Os resultados obtidos confirmam a necessidade de cursos de formação de professores com o fim de melhor orientá-los e alertá-los da importância tanto da motricidade fina quanto da afetividade na formação integral de seus alunos. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 7828955 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emoções também aprendem. Alternância de prioridade. Tríade cognição / afetividade / motricidade. Psicomotricidade. Motricidade fina. Formação de professores. Tríade psicomotora. Neurociência. Psicomotricidade. Psicanálise. Psicopedagogia. | - |
Título: dc.title | Emoções Cognoscentes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | Máster en Educación | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Psicopedagogia - Formação de Professores | - |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: