Emoções Cognoscentes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidad Internacional Iberoamericana - UNINI Puerto Rico (UNINI)-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Moisés Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-01-27T20:49:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-01-27T20:49:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-28-
identificador: dc.identifier.otherAppris_suporte_CAPES_Livro EC-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586000-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação de mestrado do autor cujo título “Psicomotricidade: motricidade fina na formação de professores”, gerou este livro cujo título Emoções cognoscentes apresenta o princípio walloniano da alternância das chaves que podem desencadear a estabilidade ou a falta dela na relação entre inteligência (cognição), motricidade (movimentos e representações corpóreas) e afetividade (emoções), chamadas aqui de tríade. Essas chaves são a afetividade e a motricidade. A alternância entre elas propõe que ora as emoções podem ser boas ou ruins, ora os movimentos e expressões podem interagir com o meio de forma positiva ou negativa. Contudo apresentamos, aqui, a dimensão afetiva como a chave que tem prioridade para iniciar uma relação com resultados bons e, também, uma relação que traga resultados ruins; portanto, qualquer que seja o resultado a iniciativa para o inter-relacionamento da tríade parte prioritariamente das emoções contidas na dimensão afetiva. Como recorte escolhemos estudar sobre a motricidade fina com vista nos avanços da neurociência para apresentar neste livro uma visão morfológica funcional dos sistemas wallonianos sabendo ser impossível esgotar a imensidão do campo psicomotor. Também apresentamos uma discussão sobre a percepção que os professores têm da relevância desse conhecimento para a formação integral de seus alunos. Embora este livro priorize referências mais atualizadas e direcionadas à formação de professores, ele não descarta princípios consagrados. Os resultados obtidos confirmam a necessidade de cursos de formação de professores com o fim de melhor orientá-los e alertá-los da importância tanto da motricidade fina quanto da afetividade na formação integral de seus alunos.-
Tamanho: dc.format.extent7828955 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectEmoções também aprendem. Alternância de prioridade. Tríade cognição / afetividade / motricidade. Psicomotricidade. Motricidade fina. Formação de professores. Tríade psicomotora. Neurociência. Psicomotricidade. Psicanálise. Psicopedagogia.-
Título: dc.titleEmoções Cognoscentes-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseMáster en Educación-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePsicopedagogia - Formação de Professores-
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.