Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Roberto Cesar Mendes Marques dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Batinga, Veronica Tavares Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-27T18:18:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-27T18:18:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | PE_EPI_RQ_EM_2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585996 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Guia Didático Ensino por Investigação foi elaborado com o objetivo de contribuir para divulgação dessa temática, e busca fornecer subsídios teórico-metodológicos sobre esta abordagem para aulas de Química do ensino médio. Este guia destina-se a leitores interessados neste tema, em especial, licenciandos e professores de Química e pesquisadores da área de Ensino de Química, que buscam diferentes metodologias de ensino para enriquecer e diversificar sua práxis pedagógica em sala de aula. Ao longo do guia, apresentaremos algumas considerações sobre o Ensino por Investigação, sua finalidade para o processo de ensino e aprendizagem, seus aspectos teórico-metodológicos e quais estratégias didáticas pode-se utilizar numa proposta de ensino por investigação em sala de aula de Química. Por fim, apresentaremos a descrição e estruturação das atividades propostas na Sequência Didática Investigativa para uma abordagem sobre Reação Química no ensino médio, que consta no guia didático - Produto Educacional - desenvolvido para o Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), cursado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no período de 2018 a 2020. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.87 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por Investigação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Reação Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino por Investigação em aulas de Química no Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Química (PROFQUI) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PE_EPI_RQ_EM_2020.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585996/2/PE_EPI_RQ_EM_2020.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons