Guia Educação: seleção de obras e conteúdos para o ensino-aprendizado das relações étnico-raciais

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTMpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCAIXETA, Mariana Rosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-01-27T17:23:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-01-27T17:23:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-17-
identificador: dc.identifier.otherGuia Educação: seleção de obras e conteúdos para o ensino-aprendizado das relações étnico-raciaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585995-
Resumo: dc.description.abstractO processo histórico brasileiro nos permite afirmar que somos uma sociedade plural e diversa, composta por diferentes culturas, ideologias e etnias. Apesar desta diversidade social, o Brasil ainda não reconhece essas subjetividades de forma ampla, insistindo na repetição de uma visão hegemônica, construída desde a chegada dos portugueses nas terras brasileiras, que invisibiliza e oculta determinadas etnias. Mais que isso, nosso passado histórico fundamenta a omissão da trajetória dos grupos socialmente marginalizados, lugar infelizmente ocupado por negros. O Brasil carrega uma história de 300 anos de escravidão, além de uma abolição tardia. Não obstante a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, responsável pela formalização da extinção da escravidão no Brasil, a libertação do negro ocorreu de fato somente no papel, já que a este povo foi negada a inclusão plena na sociedade. Além disso, de anos de objetivação do negro com o processo escravista, criou-se no inconsciente coletivo da sociedade brasileira o pensamento que discrimina e marginaliza a população negra, a colocando em posição de ilegitimidade cultural. Nesse entendimento podemos acrescentar a ideia do racismo estrutural. A formação da sociedade brasileira tem em sua estrutura um modo de socialização que tem o racismo como um de seus componentes orgânicos. Significa dizer que o preconceito racial e a segregação foram sedimentadas na experiência social do povo brasileiro como algo normal. Essa normalização acaba nos tornando ignorantes a ponto de afirmar que vivemos no Brasil uma democracia racial, concepção esta que necessita urgentemente ser desconstruída para emergir um pensamento mais condizente com a realidade, consciente e capaz de promover mudanças e romper com paradigmas tão discriminatórios. Justamente na expectativa de limpar do ideário da população brasileira todo tipo de resquício de racismo, bem como fomentar a construção de um saber emancipatório baseado na história e cultura afro-brasileira, esse produto educacional seleciona obras literárias, cinematográficas e destaca redes sociais que tem o negro como protagonista de sua história. A intenção é apresentar um conteúdo que aborde as questões raciais e oriente os leitores para a desmistificação de uma história que nos foi contada por sujeitos que não pertencem às negritudes, mas apenas reproduzem uma tradição hegemônica, eurocentrada e baseada nas perspectivas do homem branco privilegiado. Este Guia foi desenvolvido como produto educacional do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico. Encontra-se este encarte intimamente vinculado aos estudos, análises e observações realizadas ao longo da pesquisa intitulada ‘Por uma pedagogia multirracial: inclusão, emancipação e ressignificação dos estudantes negros no ambiente escolar’, de responsabilidade da pesquisadora Mariana Rosa Caixeta e orientação do Prof. Dr. Adriano Eurípedes Martins Medeiros. Guiado pela premissa de que a educação brasileira para se tornar inclusiva necessita romper com os paradigmas da pedagogia tradicional, muitas vezes limitada e discriminatória, este catálogo tem como missão apresentar títulos cuidadosamente selecionados que tratam da temática relações étnico-raciais de forma inovadora e construtiva. Através do compromisso em divulgar estes títulos, acreditamos em uma reconstrução histórica, capaz de idealizar uma concepção narrativa oposta à perspectiva eurocêntrica dominante, revelando o verdadeiro contexto sociocultural dos negros, por tantos anos ocultado. Ademais, o conhecimento adquirido com as obras apresentadas leva a uma reeducação social e cultural, modificando o trato com a diversidade e proporcionando questionamentos e problematizações acerca do mito da democracia racial. Certos de que o conhecimento nos liberta de ignorâncias e permite visualizar a amplitude de saberes constitutivos da sociedade brasileira, temos convicção de que as obras disponibilizadas neste livreto potencializarão o entendimento das relações étnico-raciais, além de promover a igualdade, a valorização e o fortalecimento da identidade e dos direitos das negritudes. Este guia, portanto, assume o objetivo de dinamizar a cultura afro-brasileira.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2580KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMaterial de apoiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGuiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Multirracialpt_BR
Título: dc.titleGuia Educação: seleção de obras e conteúdos para o ensino-aprendizado das relações étnico-raciaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado - ProfEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestradopt_BR
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