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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ANDRADE, Cláudio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-27T14:08:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-27T14:08:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | CONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES ORIUNDAS DAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS: TRANSIÇÃO ENTRE ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO COMO ESTRATÉGIA DE PERMANÊNCIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585978 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa aplicada é um estudo de caso que mobilizou análise bibliográfica, observação participante e a pesquisa-ação com a finalidade de compreender os sentidos e representações atribuídos individual e coletivamente à Escola/Educação. E por meio desta compreensão, apresentar um Produto Educacional para preencher a lacuna na passagem do 9° ano para o Ensino Médio, criando um processo de transição entre as duas etapas. Para alcançar o objetivo proposto, o trabalho foi realizado com os alunos e com servidores da educação do Instituto Federal Fluminense Campus Avançado São João da Barra, com alunos do 9° ano, pais/responsáveis da Escola Municipal João Flávio Batista, Cajueiro/SJB, além de estudantes egressos da Escola Municipal João Flávio Batista que evadiram do Instituo Federal. Mesmo considerando a evasão, o olhar investigativo se orientou epistemologicamente pelo paradigma da permanência, pois como os autores demonstram, cada foco gera subjetividades diferentes. A pesquisa comprovou que a maioria dos estudantes escolhe um curso de Ensino Médio sem saber exatamente quais seriam as opções disponíveis e as diferenças entre elas. Fenômeno que afeta diretamente a díade evasão/permanência. O estudante que escolhe um curso de Ensino Médio sem as informações mínimas, corre o risco de não se identificar com a sua escolha. Fato que pode estimular evasão, mudança de curso, demandando mais tempo/recursos, bem como produzir a experiência de uma permanência destituída de sentido, levando o discente ao não desenvolvimento do máximo possível de suas potencialidades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 13,3 MB (13.967.951 bytes) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Lacuna | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transição | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | 9° ano | pt_BR |
Título: dc.title | CONSTRUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES ORIUNDAS DAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS: TRANSIÇÃO ENTRE ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO COMO ESTRATÉGIA DE PERMANÊNCIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | INTERDISCIPLINAR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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