TRANSIÇÃO ENTRE 9° ANO E ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorANDRADE, Cláudio-
Autor(es): dc.contributor.authorMOREIRA, Marcos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-01-27T13:50:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-01-27T13:50:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherTransição entre 9° ano e Ensino Médiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585977-
Resumo: dc.description.abstractProduto Educacional produzido a partir de pesquisa desenvolvida através do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), que mobilizou análise bibliográfica, observação participante e a pesquisa-ação para compreender os sentidos atribuídos individual e coletivamente à Escola/Educação no momento de transição entre as etapas do ensino, 9° ano e o 1° ano do Ensino Médio. Para alcançar o objetivo proposto, o trabalho foi realizado com os alunos e profissionais do Instituto Federal Fluminense Campus Avançado São João da Barra, com alunos do 9° ano da Escola Municipal João Flávio Batista, Cajueiro/SJB/RJ, além de estudantes egressos da Escola Municipal João Flávio Batista que evadiram do Instituo Federal. Mesmo considerando a evasão, o olhar investigativo se orientou epistemologicamente pelo paradigma da permanência, pois como a literatura na área demonstra, cada foco gera subjetividades diferentes. A pesquisa comprovou que a maioria dos estudantes escolhe um curso de Ensino Médio sem saber exatamente quais seriam as opções disponíveis e as diferenças entre elas. Fenômeno que afeta diretamente a díade evasão/permanência. O estudante que escolhe um curso de Ensino Médio sem as informações mínimas, corre o risco de não se identificar com a sua escolha. Fato que pode estimular evasão, mudança de curso, demandando mais tempo/recursos, bem como produzir a experiência de uma permanência destituída de sentido, levando o discente ao não desenvolvimento do máximo possível de suas potencialidades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13,1 MB (13.823.467 bytes)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProjetopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTransiçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLacunapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleTRANSIÇÃO ENTRE 9° ANO E ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineINTERDISCIPLINARpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons