Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ANDRADE, Cláudio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MOREIRA, Marcos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-27T13:50:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-27T13:50:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Transição entre 9° ano e Ensino Médio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585977 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Produto Educacional produzido a partir de pesquisa desenvolvida através do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), que mobilizou análise bibliográfica, observação participante e a pesquisa-ação para compreender os sentidos atribuídos individual e coletivamente à Escola/Educação no momento de transição entre as etapas do ensino, 9° ano e o 1° ano do Ensino Médio. Para alcançar o objetivo proposto, o trabalho foi realizado com os alunos e profissionais do Instituto Federal Fluminense Campus Avançado São João da Barra, com alunos do 9° ano da Escola Municipal João Flávio Batista, Cajueiro/SJB/RJ, além de estudantes egressos da Escola Municipal João Flávio Batista que evadiram do Instituo Federal. Mesmo considerando a evasão, o olhar investigativo se orientou epistemologicamente pelo paradigma da permanência, pois como a literatura na área demonstra, cada foco gera subjetividades diferentes. A pesquisa comprovou que a maioria dos estudantes escolhe um curso de Ensino Médio sem saber exatamente quais seriam as opções disponíveis e as diferenças entre elas. Fenômeno que afeta diretamente a díade evasão/permanência. O estudante que escolhe um curso de Ensino Médio sem as informações mínimas, corre o risco de não se identificar com a sua escolha. Fato que pode estimular evasão, mudança de curso, demandando mais tempo/recursos, bem como produzir a experiência de uma permanência destituída de sentido, levando o discente ao não desenvolvimento do máximo possível de suas potencialidades. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 13,1 MB (13.823.467 bytes) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transição | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lacuna | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Título: dc.title | TRANSIÇÃO ENTRE 9° ANO E ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | INTERDISCIPLINAR | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Transição entre 9° ano e Ensino Médio (1).pdf | Projeto de Transição | 12,12 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585977/2/Transição entre 9° ano e Ensino Médio (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons