SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O USO DA TEMÁTICA LIPÍDIOS NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS SOB UMA ABORDAGEM CTSA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFALpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSoares, Lauristela da Silva Hermógenes-
Autor(es): dc.contributor.authorMiranda, Edma Carvalho de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-01-25T14:13:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-01-25T14:13:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-22-
identificador: dc.identifier.otherSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O USO DA TEMÁTICA LIPÍDIOS NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS SOB UMA ABORDAGEM CTSApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585944-
Resumo: dc.description.abstractDiante do enfrentamento diário com a falta de interesse dos alunos pelo estudo e diante de tantas distrações que os cercam, o ato de ensinar, deve mais que nunca, promover alternativas que instiguem o envolver do aluno como coparticipantes da sua própria evolução no conhecimento. Sob esse aspecto, este trabalho foi proposto para o uso de algumas das metodologias ativas de ensino com o intuito de envolver os alunos como coadjuvantes no ato de aprender, bem como compreender a matéria de Química, aliando o conhecimento sobre a temática escolhida, Lipídios, sob uma perspectiva CTSA, ou seja, promovendo uma relação dos temas da química com aspectos sociais, através das escolhas alimentares, bem como com os possíveis impactos causados ao meio ambiente devido ao descarte inadequado. Assim, a sequência didática foi aplicada em regime presencial e remoto em duas escolas estaduais de Alagoas em turmas de ensino médio (modalidades regular e EJA) divididas em cinco momentos, com atividades diferenciadas em cada um. No ensino remoto, as atividades realizadas em uma das escolas foram totalmente virtuais e em outra, houve a possibilidade de os alunos participarem de uma oficina de produção de sabão de forma on-line. Etapas de questões investigativas foram aplicadas nas duas modalidades apontando caminhos para que os alunos pudessem evoluir na construção do conhecimento dos assuntos abordados. A avaliação de grande parte dessas questões foi realizada através do uso das ideias de Zoller quanto as Habilidades Cognitivas de Baixa e de Alta Ordem que podem ser geradas pelos alunos de acordo com o estímulo que é proporcionado aos mesmos. Os resultados da pesquisa demonstraram que à medida que se instiga o questionamento e análise dos alunos, respostas mais completas e de níveis cognitivo maiores são obtidos. O tipo de análise dessas respostas se mostrou bastante eficaz para avaliar etapas importantes do processo de aplicação dessa sequência didática. Além do mais, as pesquisas propostas fizeram os alunos descobrirem soluções válidas para a problemática do descarte inadequado dos lipídios no meio ambiente, percebendo-se o desenvolvimento do pensamento sustentável nos alunos, nas três metodologias, além da evolução do conhecimento quanto aos assuntos propostos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,02MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectLipídios, Metodologias Ativas, CTSA, Questões Investigativas, Construção do conhecimento.pt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O USO DA TEMÁTICA LIPÍDIOS NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS SOB UMA ABORDAGEM CTSApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUÍMICApt_BR
Aparece nas coleções:Portal


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons