Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Centro Oeste | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | STRUGAL, DRIELLE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | KATAOKA, ADRIANA MASSAÊ | - |
Autor(es): dc.contributor.author | HEERDT, BETTINA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-26T17:01:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-26T17:01:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | WEBQUEST BIODIVERSIDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ALFABETIZAÇÃO BIOLÓGICA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585926 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As questões ambientais têm sido cada vez mais debatidas e fazem parte do contexto social do aluno. Por este motivo, a escola torna-se responsável por promover mudanças nas atitudes capazes de provocar a transformação social. Porém, o que se observa é a superficialidade com que a Educação Ambiental (EA) é abordada na escola. A webquest pode ser considerada uma metodologia que facilita o entendimento de conceitos fundamentais a serem compreendidos pelos alunos, bem como auxiliar na inserção da EA na escola. Com base nessas premissas, surge a questão central proposta nesta pesquisa: a metodologia webquest elaborada a partir de uma perspectiva de EA Crítica pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem em relação à temática biodiversidade? Para responder a esta questão elaborou-se a webquest Biodiversidade a partir de uma perspectiva da EA crítica baseada nos três momentos pedagógicos, proposto que visou proporcionar uma dinâmica didática organizacional a temática proposta. O objetivo desta pesquisa foi compreender a contribuição da webquest Biodiversidade para a alfabetização biológica e a abordagem da EA Crítica no contexto escolar. Ao considerar os objetivos da presente investigação, apoiou-se na pesquisa do tipo qualitativa. Os instrumentos para a coleta de dados foram questionários pré e pós teste. O universo da pesquisa foi constituído por 20 estudantes, do 7º ano do ensino fundamental II, de uma escola particular de ensino, localizada no município de Guarapuava- PR. As informações foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. As informações foram avaliadas em relação a duas perspectivas, a alfabetização biológica e os princípios da EA Crítica, que foram submetidas à validação pelo grupo de pesquisa Núcleo de Educação Ambiental. Os resultados demonstraram que a maioria dos estudantes atingiu o nível multidimensional de alfabetização biológica e a concepção conservacionista do ambiente prevaleceu mesmo após a intervenção pedagógica. Diante disso, percebe-se a necessidade da implantação de metodologias de ensino contextualizadas que promovam a reflexão do estudante acerca da realidade social e que possibilitem a construção do sujeito crítico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,26M | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ALFABETIZAÇÃO BIOLÓGICA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | WEBQUEST | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | MOMENTOS PEDAGÓGICOS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA | pt_BR |
Título: dc.title | WEBQUEST BIODIVERSIDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ALFABETIZAÇÃO BIOLÓGICA E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional - Drielle Strugal.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585926/2/Produto educacional - Drielle Strugal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons