Experiência estética com narrativas infantis: contributo para a formação de leitores literários no Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFG - Universidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, Denise Cristina Camilo de-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Célia Sebastiana de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-01-24T20:31:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-01-24T20:31:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-
identificador: dc.identifier.otherExperiência estética com narrativas infantis: contributo para a formação de leitores literários no Ensino Fundamental - Anos Iniciaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585915-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional, vinculado à Dissertação de Mestrado De ponta a ponta: narrativas infantis e formação do leitor literário do Ensino Fundamental – Anos Iniciais desenvolvida no Programa de Pós-Graduação do curso de Mestrado em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação/CEPAE da Universidade Federal de Goiás, na linha de pesquisa Práticas escolares e aplicação do conhecimento, é constituído, em forma de e-book, com o relato fundamentado da experiência estética de leitura com as obras: O que os olhos não veem, de Ruth Rocha; A princesa que escolhia, de Ana Maria Machado e Maria vai com as outras, de Sylvia Orthof, no qual a sequência didática se faz incorporada. A referida proposta com a mediação de leitura das narrativas infantis foi aplicada no contexto de sala de aula em doze encontros no decorrer do segundo semestre do ano de 2019, com duas turmas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais: do 1º ano, com 31 alunos, e do 5º ano, com 33 alunos, na Escola Municipal Alessandro Miguel, campo da pesquisa. A ação foi estendida, em uma das etapas da experiência estética, ao âmbito familiar dos participantes, intencionando valorizar a importante interação da família nesse processo dialógico de formação e construção de conhecimentos. Este material está disponibilizado na plataforma digital Medium Brasil, de compartilhamentos de textos na Web, para o acesso público, gratuito e fácil de profissionais da Educação Básica interessados pelo trabalho de mediação das narrativas infantis como forma de estimular a prática de leitura literária, o diálogo entre leitor e texto e, consequentemente, de contribuir com a formação do leitor literário com capacidade reflexiva e potencial crítico, uma meta importante a ser conquistada no processo de ensino e aprendizagem dos discentes, estando ela voltada à obtenção da melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica. O acesso ao conteúdo educacional, intitulado Experiência estética com narrativas infantis: contributo para a formação de leitores literários no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, é feito via tags.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.202 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura. Experiência estética interativa. Narrativas infantis. Sequência didática. Formação de leitores literários.pt_BR
Título: dc.titleExperiência estética com narrativas infantis: contributo para a formação de leitores literários no Ensino Fundamental - Anos Iniciaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePPGEEB - Programa de Pós - Graduação Em Ensino na Educação Básica/CEPAEpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLíngua Portuguesapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
Ebook.pdf5,2 MBAdobe PDF/bitstream/capes/585915/1/Ebook.pdfDownload